.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

domingo, fevereiro 24, 2008

PF flagra deputados de AL exigindo "dinheiro roubado"

Notícia de Sílvia Freire, da Agência Folha, em Maceió:


Gravações telefônicas feitas pela Polícia Federal com autorização da Justiça mostram deputados e ex-deputados estaduais de Alagoas cobrando o recebimento de parcelas de um suposto esquema criminoso que desviou cerca de R$ 280 milhões da Assembléia Legislativa e da União e durou de 2001 até o ano passado.

Ouça ex-deputado cobrando "dinheiro de corrupção"

As gravações, feitas em março e abril de 2007, fazem parte do inquérito da PF que resultou na Operação Taturana, de dezembro do ano passado, na qual 41 pessoas foram presas e dez deputados estaduais alagoanos --entre eles o presidente da Assembléia, Antônio Albuquerque (DEM), apontado como líder do esquema- foram indiciados sob suspeita de desvio de dinheiro público.

Para ler a notícia completa, na Folha Online, clique AQUI

Gilberto Dimenstein: Vacina contra as drogas

Artigo do jornalista Gilberto Dimenstein, na edição de hoje da "Folha de S. Paulo":

CONVERSEI SEMANA PASSADA com um jovem de classe média que virou traficante -categoria crescente nos registros policiais. Estudante universitário, fumava maconha na adolescência, depois começou a usar cocaína, crack, LSD e diversos tipos de cogumelo. Encantavam-no especialmente os alucinógenos: "Um dia eu vi pessoas dançando no reflexo da Lua".

Para sustentar o consumo, decidiu traficar, mas não se sentia traficante. "Tudo o que veio com a droga saiu com a droga." Sumiram os encantos de imagens como os reflexos da dança na Lua quando testemunhou, no mundo real, a mistura química de policiais com marginais.

Para ler o artigo completo de Gilberto Dimenstein, o assinante da Folha clica AQUI

segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Tribunal Pleno autoriza intervenção em Anastácio

Notícia do dia 30 de janeiro, do site do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul:

Por unanimidade, os desembargadores do Tribunal Pleno julgaram procedente o pedido de intervenção estadual contra o município de Anastácio formulado por N.G.da C. e J. dos S. P. Em decorrência do não pagamento de precatório no valor de R$ 7.862,83.

O Des. Rêmolo Leteriello, relator dos autos nº 2007.005908-0, lembrou que o Tribunal de Justiça expediu em 17.05.2004 ofício ao prefeito daquela localidade contendo requisição judicial para pagamento de juros e correção monetária sobre o valor principal.

“Em caso”, disse ele, “não há como ignorar o descumprimento a uma ordem judicial, realidade fática que termina por clarificar a imprescindibilidade de que seja acolhida a pretensão delineada. Até a presente data, o município devedor não concretizou o pagamento do débito, conjectura que terminar por ilustrar o descumprimento à decisão judicial”.

Para o relator, as alegações prestadas pelo município não se configuram como hábeis para tornar inconsistente o pedido de intervenção, pois simplesmente aponta uma suposta impossibilidade de pagamento esboçada na pretensão de parcelamento da dívida, sem contudo, haver sido indicada a forma de como isso poderia ser realizado, o que motivou os credores a rejeitarem tal pedido.

“Se houve uma ordem judicial para que fosse efetuado o pagamento do débito, por meio de precatório, não há como julgar razoável alegação de impossibilidade de amortização da dívida”, complementou o desembargador.

Ao finalizar, o relator sentenciou: “(...) Portanto, o inadimplemento do débito configura ofensa ao princípio constitucional. Acolhendo o parecer, julgo procedente o pedido de intervenção para que sejam requisitadas ao governador do Estado de MS as providências necessárias para seja expedido, no prazo máximo de 120 dias, o decreto de intervenção no município de Anastácio, cujos efeitos deverão perdurar até a completa normalização administrativa relativa ao cumprimento da ordem judicial, expedida pela vice-presidência desta Corte, nos termos do Regimento Interno”.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social do TJ/MS

sábado, fevereiro 02, 2008

Bloco Curicaca da Madrugada comanda o carnaval de Aquidauana

O bloco carnavalesco Curicaca da Madrugada estreou na folia de Aquidauana - 135 quilômetros e oeste de Campo Grande -, levando mais de 500 foliões às ruas da Princesa do Sul.
Segundo um dos seus fundadores, Mac Intyre, o bloco era uma das alas da escola de samba Unidos da Princesa, que não desfila neste carnaval de 2008.

Fotos: Reinaldo Bezerra/Pantanal News
"Para não perdermos todo o trabalho dos bichos do Pantanal, feitos de papel machê, pelo artista plástico Odorico Filho, resolvemos criar o bloco", diz Mac. Nascido no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, Mac lembra que desde a sua infância ouvia a batucada na concentração da Banda do Leblon, que saía da rua onde ele morava com a família.

"Do meu apartamento, na Rua Venâncio Flores, via toda a agitação dos foliões da Banda do Leblon; descia para a calçada e desfilava pelas ruas do bairro com todo o pessoal", lembra Mac.
Com a desistência de desfilar, de todas as escolas de samba de Aquidauana, Mac resolveu convidar todas as pessoas que formariam uma das alas da Unidos da Princesa, mantendo a união do grupo e formando o bloco de rua Curicaca da Madrugada.

"A história do nome do nosso bloco tem tudo a ver com o Pantanal e, na realidade, a inspiração veio por meio de uma curicaca que, todas as manhãs, 'marca ponto' na torre da antiga Telems - hoje Brasil Telecom -, no Centro de Aquidauana; a partir dela fizemos com o artista plástico Odorico Filho as imagens dos demais bichos e aves da nossa região", informa Mac Intyre.




Com concentração na Rua Augusto Mascarenhas, esquina com Sete de Setembro, às 10 horas, o bloco carnavalesco Curicaca da Madrugada levou, neste sábado de carnaval, cerca de 500 foliões às ruas e teve o apoio do Trio Elétrico Jacaré Independente, da rádio Independente.

Uma seleção de marchinhas carnavalescas, além do hino do bloco, também no mesmo ritmo e com interpretação do próprio fundador Mac Intyre, levou muita alegria às ruas, fazendo com que famílias inteiras se integrassem ao Curicaca da Madrugada.

A Charanga do Barril, comandada pelo editor do jornal "O Pantaneiro", jornalista Lima Neto, tocou ao vivo, em cima do Trio Elétrico Jacaré do Pantanal, vários sucessos dos carnavais do passado.

Trio Elétrico Jacaré Independente agita os foliões, na concentração do Curicaca da Madrugada
Baianas, mestre-sala e porta-bandeira da escola de samba Unidos da Princesa participaram do desfile. No trio elétrico Jacaré do Pantanal, o Rei Momo Alessandro e a Rainha do Carnaval Marley incentivaram os súditos da folia.

O desfile do Curicaca da Madrugada terminou em frente a Panificadora Viana, na Rua Marechal Mallet, esquina com Augusto Mascarenhas, no Centro.

O Trio Elétrico Jacaré do Pantanal, com o jornalista Armando Anache, vovô Orlando de Oliveira e Valmir Amaral, permaneceu no local por mais de uma hora, tocando muitas marchinhas carnavalescas, além do hino do bloco Curicaca da Madrugada.

Bloco Curicaca da Madrugada desfila em frente à Panificadora Viana, no Centro de Aquidauana

Mac Intyre, com quepe de marinheiro na mão direita, canta a marchinha do Curicaca da Madrugada

Mac Intyre, à direita, e Armando Anache, cantam a marchinha do Curicaca da Madrugada

Blocos de "sujos" incorporados ao Curicaca da Madrugada sambam em frente à Panificadora Viana

A folia não pára, na Rua Marechal Mallet, em frente à Panificadora Vaiana, no Centro de Aquidauana

Cleber Gaeta, da Charanga do Barril, e o artista plástico Odorico Filho, ao lado de foliãs do Curicaca da Madrugada

Esta é a letra da marchinha do Bloco Carnavalesco Curicaca da Madrugada:
Letra e Música: Mac-Intyre
Arranjo Musical: Rangel Castilho
Acompanhamento musical: Charanga do Barril, de Lima Neto e músicos

"A curicaca cantou
O gato mia
No céu de Aquidauana vai raiar o novo dia (BIS)

O jacaré, o tuiuiú, a capivara...
É o Pantanal mostrando a sua cara. (BIS)

A curicaca cantou
O gato mia
No céu de Aquidauana vai raiar o novo dia (BIS)

A ariranha, o pacu, o pintado...
É a alegria deste reino encantado (BIS)"