.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

sexta-feira, agosto 12, 2005

Artigo - Resgatar a dignidade da Política, por Dom Demétrio Valentini

O blog publica artigo divulgado hoje no site da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil):

Artigo - Resgatar a dignidade da Política
Dom Demétrio Valentini, Bispo de Jales
Reunidos em sua assembléia geral, os Bispos do Brasil não podiam se omitir diante da situação de crise por que passa a nação. Sintonizados com o povo, percebendo o clima de desânimo que ameaça se alastrar em decorrência da decepção causada por tantas acusações de corrupção, os bispos alertam para o perigo do descrédito da democracia, e lançam um apelo para o resgate da dignidade da política.
Diante da deturpação da política pela prática da corrupção, não é o caso de desanimar, de desistir, ou de se omitir. Ao contrário. Precisamos inclusive constatar que quanto maior a ausência dos cidadãos nas atividades políticas, maior é o espaço para a corrupção prosperar.
Para extirpar a corrupção, o caminho indicado é a participação consciente e responsável da cidadania nas atividades políticas. Como motivação, os bispos lembram a recomendação de Paulo VI, ao afirmar que a política é a forma mais sublime de praticar a caridade, quando colocada a serviço do bem comum.
As denúncias de corrupção devem ser apuradas, sem pré-julgamentos nem hipocrisias. Os responsáveis precisam ser exemplarmente punidos. Neste sentido, os bispos apóiam o trabalho de averiguação dos fatos, realizado pela Polícia Federal, pelo Ministério Público, pela Controladoria Geral da União, e pelas diversas Comissões Parlamentares de Inquérito.
A imprensa tem a missão de colaborar, colocando os fatos ao conhecimento de todos. A propósito, os bispos fazem uma observação muito pertinente. O povo brasileiro pouco foi habituado ao debate cotidiano das questões políticas. Agora, com as sucessivas denúncias de corrupção, que se renovam cada dia de maneira surpreendente, o noticiário político passou a fazer parte do entretenimento diário, como se fosse uma novela com seus heróis e seus vilões. Assistimos a uma espécie de espetacularização da política, que pode ficar na superficialidade dos confrontos entre acusados e acusadores.
E’ urgente fortalecer o discernimento, que leve a perceber o alcance dos fatos, e ao adequado posicionamento diante deles.
Exemplo deste discernimento é apontado pela declaração dos bispos, quando alertam para não só enxergar a corrupção na administração dos recursos públicos, mas a perceber também a mazela maior de nosso país, que é sua injusta desigualdade social. Esta desigualdade é mantida e acentuada por uma política econômica que aumenta a concentração de renda e da riqueza através de mecanismos que privilegiam o capital financeiro.
Descobrir maneiras de superar esta situação é o desafio de uma verdadeira política, que precisa não só se guiar por um ideal a ser perseguido com esperança, mas ser também efetivada através de metas concretas a serem buscadas com tenacidade.
A mensagem dos bispos evidencia, igualmente, o clamor maior que emerge da crise atual, que aponta para a urgência de uma reforma política que enfrente com clareza as ambigüidades que favorecem a corrupção.
Entre os pontos da reforma, os bispos mencionam alguns que julgam mais urgentes: a fidelidade partidária, as campanhas eleitorais, a regulamentação dos mecanismos de consulta direta à população, o relacionamento entre Executivo e Legislativo, de modo a superar o clientelismo. Pedem, igualmente, que se reveja o estatuto da reeleição.
Não se pode desperdiçar a oportunidade, que a crise atual nos apresenta, para realizar uma autêntica reforma política. Para que todos voltemos a acreditar na sua validade como caminho indispensável para a consecução do bem comum.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Cholesterol not only comes from the foods that you eat but it can also come naturally from your family history. One of these herbal medications was said to lower your low fat low cholesterol diet by fifty points in just one month. The low fat low cholesterol diet that your body naturally makes is secreted form your liver. There are many different low fat low cholesterol diet lowering medications and there are even herbal medications that are said to work on lowering your low fat low cholesterol diet very quickly. You might be thinking sadly that there is no way that you can get your liver so secrete less low fat low cholesterol diet, but then you would be wrong. So why not ask your doctor if you should be doing something about your low fat low cholesterol diet level. Some of these medications have a very low number of side effects because they are all natural, but you should definitely ask your doctor if these statements are true, and whether or not you should take them. Your liver secretes low fat low cholesterol diet no matter what, it does not matter what kind of foods you eat, in fact your liver is as important or even more important in your low fat low cholesterol diet level than the food you eat. These drugs are called statins, and are very effective in lowering your low fat low cholesterol diet level with relatively few complications. There is also a less natural way of lowering your natural low fat low cholesterol diet level, but it is also very well proven in the medical field.

sexta-feira, agosto 12, 2005 9:07:00 PM  

Postar um comentário

<< Home