Embaixador dos Estados Unidos Divulga Lista dos Jovens Embaixadores 2008
Estudantes Brasileiros de Baixa Renda Vão Conhecer os EUA
Brasília, 18 de outubro de 2007 - O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel, divulga no dia 24 de outubro a lista final dos selecionados para participar do Programa de Intercâmbio Cultural “Jovens Embaixadores 2008”. Esta é a sexta edição do programa que, no próximo ano, levará trinta e cinco jovens aos Estados Unidos por duas semanas, de 12 a 26 de janeiro de 2008.
Mais de três mil estudantes do ensino médio de 26 estados brasileiros participaram de um processo de seleção que envolveu instituições parceiras da embaixada dos EUA em cada estado.
Os jovens passarão uma semana na capital, Washington, participando em reuniões nos Departamentos de Estado e Educação, visitando monumentos históricos, museus e outras instituições. Na semana seguinte os estudantes irão para um estado norte-americano onde vão conviver com uma família americana, que os hospeda voluntariamente. Eles também irão freqüentar aulas em uma escola de ensino médio (“high-school”) onde, além de conhecerem o dia-a-dia do jovem americano, também terão a oportunidade de fazer apresentações sobre o Brasil.
O programa Jovens Embaixadores foi criado em 2002 e é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos para jovens da rede pública de ensino entre 15 e 18 anos que tenham perfil de liderança, consciência cidadã e sejam de famílias de baixa renda.
O objetivo é que os participantes, além de aprimorar a proficiência em língua inglesa, ampliem seus conhecimentos e horizontes acadêmicos e profissionais, vivenciem um pouco dos EUA, seu povo, sua cultura e sua sociedade.
O programa não tem custo financeiro algum para os participantes, já que é patrocinado pelo governo dos EUA e conta com o apoio das empresas americanas FEDEX , Continental Airlines, Dow Química, Merck Sharp & Dohme, Amcham São Paulo e Amcham Rio de Janeiro. O programa tem o apoio também do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (CONSED) e dos centros binacionais Brasil-Estados Unidos. Nos Estados Unidos o programa conta com o apoio da organização World Learning, que monta a programação dos jovens no território americano e seleciona as famílias que hospedam os jovens.
Cento e sete jovens brasileiros já foram beneficiados pelo programa desde 2003. A lista com o nomes dos estudantes selecionados estará disponível no site da Embaixada Americana logo após o anúncio: http://www.embaixadaamericana.org.br/.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home