Lula deve reunir Conselho Nacional, propõe Tarso
O blog publica notícia do "Portal do PT", com foto de arquivo de Cesar Ogata/19.7.05:Na reunião com a bancada petista nesta terça-feira, o presidente nacional do PT, Tarso Genro, apresentou à bancada petista três sugestões que, segundo ele, podem ser discutidas como propostas para buscar saídas para a crise. Entre elas, a sugestão apresentada pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, de que seja convocado o Conselho Nacional da República.
“O presidente da República, sem qualquer compromisso de isenção de responsabilidade dos envolvidos, se reuniria com o Conselho e faria um pronunciamento à Nação propondo uma agenda mínima de votações para fazer o país funcionar politicamente”, explicou.
Fazendo questão de ressaltar que essa proposta ainda não foi discutida pelo partido e pela bancada, Tarso Genro disse que não acredita que a convocação de um conselho constitucional possa enfraquecer a autoridade do presidente. “Acho que o Conselho é uma das instituições que tem uma grande função num momento como esse”, ressaltou.
Para o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), secretário-geral do PT, essa é uma proposta que, se formalizada pela OAB, tem que ser avaliada em todos os seus ângulos. “É preciso verificar se isso irá ajudar na busca de saídas para a crise. A priori considero que qualquer iniciativa para buscar o entendimento nacional é boa para o país e para o que o povo deseja, que é apuração rigorosa de todas as denúncias”, afirmou ele.
Também o líder interino da bancada petista, deputado Fernando Ferro (PT-PE) considera legítima a convocação do Conselho, que pode ser acionado pelo presidente da República para provocar o debate e discussões sobre temas de interesse do Estado. “Não vejo problema, porque isso significa interlocução com a sociedade, o que é positivo”, afirmou.
Outras propostas
Tarso Genro propôs também que se “aproveite” este momento de crise para discutir com as lideranças políticas uma “mini-reforma” política. “Poderíamos aproveitar os erros cometidos e chegar a três ou quatro questões que poderiam ser resolvidas imediatamente para apontar para a sociedade que nas eleições próximas esses erros não serão cometidos novamente”, afirmou.
A terceira sugestão do presidente do PT é utilizar o que ele chamou de “vasta experiência” internacional em países como Espanha e Itália no combate aos crimes de corrupção.
“Poderíamos pegar alguns pontos usados nestes países para aperfeiçoar a legislação brasileira. Não seriam temas impositivos, mas podem ser negociados para fazermos um duplo movimento: o de responsabilização extrema e ao mesmo tempo não encerrarmos isso apenas como mais um capítulo, mas transformar isso em reformas imediatas que apontem para o futuro”, finalizou.
Agência Informes (www.informes.org.br)







![[PROERD] www.proerd.com.br](http://www.proerd.com.br/botao.gif)








0 Comments:
Postar um comentário
<< Home