PFL e PSDB pedem amanhã abertura das contas de Lula em 2002
FELIPE RECONDO, da Folha Online, em Brasília
As cúpulas do PFL e do PSDB decidiram nesta segunda-feira pedir a reabertura das contas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os assessores jurídicos das legendas preparam até amanhã o texto a ser encaminhado à Procuradoria-Geral da República."Temos de ter a reabertura dessas contas, que são públicas, para fazer o confronto das informações", disse José Agripino, líder do PFL no Senado. A intenção da oposição é ingressar amanhã com a representação. A decisão de pedir uma nova avaliação das contas de campanha tem como motivação o depoimento prestado, na semana passada, pelo publicitário Duda Mendonça à CPI Mista dos Correios. Aos integrantes da comissão, Duda afirmou que recebeu recursos não-declarados à Justiça eleitoral, sendo parte desse dinheiro proveniente de contas abertas no exterior, o que é proibido de acordo com a lei orgânica dos partidos políticos.Apesar das revelações, o publicitário tentou desviar as acusações da campanha do presidente Lula. Disse, em seu depoimento, que tinha a impressão de que as contas da campanha presidencial foram "oficiais". A reabertura de contas poderá apontar se houve pagamento de recursos de "caixa dois" para a campanha presidencial e se Duda Mendonça recebia recursos do exterior em um esquema que envolveria a remessa de recursos ilegais para o exterior.
Para ler a notícia completa, na Folha Online, clique AQUI
Comentário do blog: Complica-se ainda mais a situação do PT, neste momento de grave crise que assola o país. Nesta manhã - leia aqui no blog, mais abaixo - o deputado federal Antonio Carlos Biffi (PT-MS), disse, numa entrevista que fiz ao vivo na Rádio Independente, que "todo partido usa 'caixa dois' nas campanhas políticas."
4 Comments:
Caro Armandinho, o Tribunal Superior Eleitoral extinguiu hoje a ação movida pelo senador Cesar Borges pedindo o cancelamento do registro civil do PT e de seu estatuto por irregularidades na prestação de contas. Outra notícia: na semana passada, o senador Cesar Borges foi declarado inelegível por 3 anos pelo juízo eleitoral da comarca de Salvador? Motivo? Compra de votos nas eleições ao senado de 2002. E eu lhe pergunto: qual a diferença entre comprar deputados e comprar eleitores. Só o preço, talvez. O eleitor é muito mais barato que o eleito.
Caro Armandinho, o cientista político Cesar Benjamin - um dos fundadores do PT - declarou no Canal Livre da Band que esse esquema de financiamento eleitoral do PT vem desde 1989. E com o conhecimento e sob a liderança de Lula, Dirceu e Delúbio. Mas - façamos justiça - todos os partidos políticos recorrem ao caixa 2. O Bob Jefferson já disse isso. E todo mundo sabe.
E, antes que eu me esqueça, Shallon!!!
Caro Geraldo,
A notícia sobre "Senador Cesar Borges & TSE X PT, o embate que não houve", foi postada às 15h35, abaixo desta. Realmente, essa compra e venda está mais movimentada que "os lojíneas de 'batrícios' e 'brimos' Salim e Moshe nos velhos tempos de grande movimento no Porto de Corumbá." Só que há uma grande diferença: os 'brimos' tinham lojas regularizadas, trabalhavam sem parar, honestamente e com notas de compra e venda. Hoje, no entanto, essa compra e venda de votos descambou geral. É gravíssima a crise.
Abraços e muita paz.
"Allah wackbar!!"
Postar um comentário
<< Home