PPS defende a convocação de Daniel Dantas pela CPI Mista do Mensalão
O deputado Colbert Martins (PPS-BA) defendeu, nesta quarta-feira (24), da tribuna da Câmara, a convocação do banqueiro Daniel Dantas, dono do Banco Opportunity, para depor na Comissão Parlamentar Mista do Mensalão. Há fortes suspeitas de que as empresas de Dantas financiaram o mensalão e contribuíram para caixa 2 de campanhas de diversos partidos. “Se a CPI pretende desvendar os financiadores deste esquema, Daniel Dantas não pode ficar fora das investigações”, alertou Colbert.
Dantas tem relações com o publicitário Marcos Valério de Souza, dono da DNA e citado como o principal operador do mensalão. "A CPI dos Correios já apurou que mais de dois terços dos depósitos recebidos, via Banco do Brasil, pela DNA Propaganda (de Valério) tem como origem o consórcio de telefonia controlado pelo Opportunity", frisou Colbert.
Além disso, Dantas manteve contatos recentes com a antiga cúpula do Partido dos Trabalhadores, que era comandada pelo ex-ministro e deputado José Dirceu. Os encontros eram intermediados por Valério. A Telemig, ligada à Brasil Telecom, de propriedade de Dantas, foi citada como financiadora de campanhas eleitorais de vários políticos de Minas Gerais, inclusive a do ex-governador Eduardo Azeredo, atual presidente do PSDB. Em depoimento na CPI dos Correios Marcos Valério confirmou o repasse de dinheiro via DNA.
Segundo um dos autores do requerimento de convocação na CPI do Mensalão, deputado Fernando Coruja (PPS-SC), pesa ainda contra Dantas envolvimento em irregularidades nos fundos de pensão. Várias tentativas foram feitas para aprovar o depoimento do banqueiro baiano na CPI, mas sempre se esbarra na resistência de parlamentares das mais diversas legendas, inclusive o PFL. O dono do Opportunity é tido também como apadrinhado do senador Antonio Carlos Magalhães. “As suspeitas contra o banqueiro Daniel Dantas são fortes”, enfatizou Colbert.
Comentário do blog: Parafraseando William Shakespeare, "há muito mais coisas entre o céu e a terra do que possa supor nossa vã filosofia." Traduzindo para bom português - pois o blog não tem nenhuma pretensão literária, muito menos quer mostrar conhecimento - "existem muitas coisas entre o céu e a terra além dos aviões de carreira, agências bancárias e cabos áereos ou subterrâneos de telefonia, sem contar as fibras óticas."
A intensa e mortal disputa, que envolve bilhões de dólares, entre fundos de pensão, empresas de telefonia privatizadas e grandes multinacionais com interesses no Brasil, ainda vai dar muito o que falar.
Aguarde, leitor(a) do blog.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home