.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

terça-feira, agosto 30, 2005

PPS vai representar parlamentares citados em relatórios das CPIs

O blog publica notícia de Diogénes Botelho, do site do PPS (Partido Popular Socialista):

A Executiva Nacional do PPS decidiu nesta terça-feira (30) que o partido vai assumir o compromisso de representar junto ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra todos os parlamentares envolvidos no escândalo do mensalão e em processos de corrupção e que estejam relacionados em relatórios das Comissões Parlamentares de Inquérito encaminhados às Mesas da Câmara e do Senado. O PDT, o PV e o PHS vão levar à direção dos partidos a decisão do PPS e podem ser parceiros da iniciativa.
"As CPIs não podem ficar na mão de um irresponsável como o Severino Cavalcanti (presidente da Câmara)", afirmou o presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (grifo do blog). O PDT, o PV e o PHS vão levar às suas direções a decisão do PPS e podem ser parceiros da iniciativa.
A deputada Denise Frossard (PPs-RJ), membro da CPI, apoiou a proposta e disse que o endosso do PPS para a abertura dos processos de cassação é fundamental. "Temos que cumprir o nosso papel, que é julgar os nossos politicamente". Segundo ela, não importa se o parlamentar recebeu um real ou milhões. "Importa é que ele se vendeu", disse. Temos que sair a frente sim - frisou - senão vamos entrar numa espiral burocrática.
Freire criticou ainda ainda a postura do presidente da Câmara em entrevista nesta terça-feira ao jornal Folha de S. Paulo, onde defendeu penas mais brandas para os parlamentares que receberam dinheiro de Marcos Valério. "Isso não é postura de uma pessoa que ocupa um cargo como o dele. A entrevista dá a clara dimensão do que Severino é", criticou (grifo do blog).
Adiamento
Nesta terça-feira, os presidentes e relatores da CPI dos Correios e do Mensalão decidiram, em reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), concluir em conjunto o relatório com o nome dos 18 parlamentares que sacaram recursos das contas do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza. O relator da CPI dos Correios, Osmar Serraglio (PMDB-PR), apresentaria o documento hoje (30) sem consultar os integrantes da CPI do Mensalão, que foi criada justamente para investigar os saques de dinheiro das contas de Valério para compor o suposto "mensalão". Confira abaixo a nota pública aprovada pela Executiva Nacional do PPS.
Nota pública
A Executiva Nacional do PPS, ouvida a bancada federal e presidentes estaduais, por unanimidade, assume o compromisso de representar junto ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra os parlamentares envolvidos no escândalo do mensalão e em processos de corrupção e que estejam relacionados em relatórios das Comissões Parlamentares de Inquérito encaminhados às Mesas da Câmara e do Senado.
A decisão aprovada pela Direção do PPS é mais um esforço do Partido para impedir algum acordão no Congresso e assim evitar a punição de parlamentares denunciados bem como as tentativas de obstaculizar e postergar as investigações e punições como é desejo expresso do presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti, nos termos de sua entrevista ao jornal Folha de São Paulo desta terça feira.
A Executiva do PPS repudia e se coloca, frontalmente, contra as declarações levianas e inconseqüentes do deputado Severino Cavalcanti, incompatíveis com a posição que ele ocupa.
O PPS afirma à sociedade que vai lutar para a continuidade plena das investigações e para garantir as punições necessárias.

Brasília, 30 de agosto de 2005
Deputado Roberto Freire
Presidente Nacional do PPS