.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

quinta-feira, setembro 01, 2005

CPIs recomendam cassação de 18 deputados

O blog publica notícia da edição de hoje do jornal "O Globo", do Rio:
Adriana Vasconcelos
BRASÍLIA. Os relatores da CPI dos Correios, Osmar Serraglio (PMDB-PR), e da CPI do Mensalão, Ibrahim Abi-Ackel (PP-MG), concluíram ontem à noite o primeiro relatório parcial sobre as investigações do suposto esquema de pagamento de mesada a políticos aliados pelo PT, recomendando a abertura de processo por quebra de decoro contra 18 deputados. O relatório sustenta a existência do mensalão, a partir da confirmação de “obtenção de vantagem ilícita”, e tenta desmontar a tese dos empréstimos que o empresário Marcos Valério teria feito ao PT. O relatório, de 53 páginas, incluiu ainda Valdemar Costa Neto (PL-SP), que já renunciou para não correr o risco de perder os direitos políticos com a cassação. Terão processos encaminhados ao Conselho de Ética da Câmara todos os deputados que sacaram, pessoalmente ou por meio de assessores e familiares, dinheiro das contas de Valério. A lista inclui ex-estrelas petistas, como os deputados José Dirceu (SP) e João Paulo Cunha (SP). Logo no preâmbulo, o relatório ratifica a existência do pagamento de mesadas aos parlamentares. “O que menos importa é a periodicidade dos pagamentos. Alguns podem ter sido mês a mês, outros com maior ou menor periodicidade. O fato relevante, do qual não podemos nos afastar, é o recebimento de vantagens ilícitas (...) sendo desimportante a denominação que se dê”, diz um trecho. Críticas ao uso do caixa dois O texto ainda faz duras críticas à utilização de caixa dois por parlamentares beneficiados pelos saques nas contas de Valério. “Quem admite caixa dois confessa crime eleitoral, o que por si só é merecedor de severa reprimenda porque aceita a burla da eleição. Caixa dois que tenha vínculo contratual com a administração pública, é ainda muito mais grave do que caixa dois que tenha como fonte empresa privada. Caixa dois de várias dezenas de milhões reais bate contra outra vedação: o abuso do poder econômico. Isso faz supor a possibilidade literal de compra de eleição”, ressaltam os relatores.

Para ler a notícia completa no jornal "O Globo", clique AQUI