Deputado pede ação urgente pela recuperação do rio Taquari
O parlamentar alertou para a necessidade de apontar ações a curto prazo contra o desmatamento e o mau uso do solo, causados principalmente pela expansão da atividade agropecuária nas áreas de nascente, o que vem acentuando os processos de erosão e o assoreamento do rio. "Não há como esperar mais por verbas. Precisamos agir com o que temos, sensibilizar os ministérios para tornar disponível uma parte de seus orçamentos e usar emendas de bancada."
Vander Loubet sugeriu a criação de uma força-tarefa envolvendo os ministérios do Meio Ambiente, da Agricultura, da Integração Nacional e das Cidades. Ele lembrou que, em agosto, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, baixou portaria criando grupo de trabalho para apresentar propostas sobre a questão, que afeta toda a região do Pantanal e do rio Paraguai.
Debatedores
Participarão do debate:- o diretor do Departamento de Propriedade Intelectual e Tecnologia da Agropecuária do Ministério da Agricultura, Helinton José Rocha;- o coordenador-geral do Programa Pantanal do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Guilherme Cabral; - o coordenador-geral de Fiscalização do Ibama, Arty Coelho Fleck;- o procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente do Estado do Mato Grosso do Sul, Sérgio Luiz Morelli; - a chefe-geral da Embrapa Pantanal; Emiko Kaokamide Resende; e- o diretor da Famasul, Aristóteles Ferreira Junior.
A audiência pública ocorre no plenário 6.
As informações são da Agência Câmara.
Reportagem - Simone Salles
Edição - Francisco Brandão
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home