Dilma reitera que Executivo não vai interferir no trabalho do Legislativo
Brasília - A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, reiterou hoje que o Executivo não vai interferir "na dinâmica do Legislativo", uma vez que considera importante o respeito à independência dos três poderes. Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Granja do Torto, ela destacou a importância de o Congresso Nacional, além de apurar, dar continuidade aos trabalhos habituais do Parlamento. "É importante, mesmo diante de uma turbulência política, manter a atividade parlamentar, no sentido de avaliação dos projetos", defendeu. Sobre o fato de o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), ainda não ter tomado uma decisão sobre o seu futuro político, Dilma respondeu que "o governo tem a perfeita noção de que esta não é uma questão do Executivo. Esta decisão é uma questão do Legislativo e do foro íntimo do presidente Severino".
Dilma informou que Lula não chegou a conversar hoje (16) com Severino, mas que se for procurado, "sem dúvida nenhuma" estaria disposto a recebê-lo. "O encontro entre presidentes de diferentes poderes constitui uma relação institucional civilizada, baseada nos parâmetros da democracia", ressaltou.
Ela acrescentou que se Severino deixar o cargo, o governo não pretende fazer qualquer modificação na sua base no Congresso. "O governo vê com muitos bons olhos soluções de consenso. Nós respeitamos todas as diferenciações partidárias e achamos que seria interessante um esforço no sentido de um consenso. Construir o consenso é uma arte que deve ser exercitada, respeitando as proporcionalidades, as representações, tanto da oposição quanto da base do governo".
Depois de chegar de Maceió, Lula fez um relato a alguns ministros sobre a viagem à Guatemala e aos Estados Unidos. Segundo Dilma Rousseff, o presidente reiterou o interesse dos países da América Central no etanol brasileiro.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home