Tempestade com raios e trovões no Pantanal causam danos e prejudicam postagens no blog
Às 5h17 da madrugada, quando deixava a redação, ouvi os primeiros trovões aqui na região. A meteorologia do Climatempo - que o (a) leitor (a) pode conferir aqui na coluna à esquerda - previa chuva. Acertou em cheio. Ela começou forte às 9h30. Com ela, começaram as trovoadas e os raios.
A empresa de telefonia aqui do Pantanal Sul foi a primeira a sentir os efeitos. Um raio atingiu algum cabo aéreo e causou danos na central que atende as cidades de Aquidauana e Anastácio. Telefones ficaram fora do ar.
A chuva intensa, ao mesmo tempo, inundava ruas e dificultava a mobilidade das pessoas.
Às 11h30 houve um corte no fornecimento de energia elétrica. Os transmissores da Rádio Independente já estavam fora do ar. Não há o que fazer nessas situações de grande incidência de raios aqui no Pantanal Sul. Como já expliquei em postagens anteriores, o Pantanal Sul tem a maior inicidência de raios em todo o Brasil. Como a torre da Rádio Independente tem 72 metros de altura, acaba atuando como pára-raios. Por ser a mais alta em ondas médias na região, muitos raios são atraídos pela sua estrutura metálica.
Hoje à tarde não foi diferente: Um raio atingiu o cabo por onde chega o aúdio transmitido do estúdio "A" para o Parque de Transmissores. Graças à ação dos filtros utilizados no circuito, a carga elétrica não atingiu os equipamentos. Mas os filtros foram danificados.
Com isso, acabei passando toda a manhã e também a tarde e este início de noite no Parque de Transmissores. Tinha que fazer os reparos urgentes para que a Rádio Independente voltasse logo ao ar.
Uma equipe da Brasil Telecom esteve no local, dando apoio aos trabalhos e checando as linhas de transmissão e programação; além dos telefones. Agradeço pela atenção.
Também já escrevi aqui no blog que é assim mesmo no interior deste Brasil. Além de jornalismo, faço outras tarefas por aqui.
Havia programado o acompanhamento da reunião da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados - que trabalharia no caso José Dirceu - e também faria, em tempo real, a cobertura da acareação entre os irmãos do prefeito seqüestrado e assassinado de Santo André, Celso Daniel; e o chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho.
Infelizmente, por tudo o que expliquei acima, nada disso foi possível e, agora, só posso contar com a compreensão - mais uma vez! - dos (as) leitores (as) que, ontem (25) proporcionaram o maior número de acessos ao blog nos últimos 15 dias.
Muito obrigado a todos (as). De coração.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home