.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

terça-feira, novembro 01, 2005

24,7 milhões de animais serão vacinados contra aftosa

Secretário de Produção e Turismo, Dagoberto Nogueira, abriu vacinação hoje à tarde, na Embrapa Gado de Corte (Foto: Saul Schramm/APn)


Campo Grande (MS) - A vacinação de parte do rebanho do campo experimental da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Corte, em Campo Grande, abriu nesta tarde a campanha de imunização em Mato Grosso do Sul. Essa é a terceira e última etapa de vacinação em 2005, que acontece até dia 30. As etapas anteriores aconteceram em fevereiro e maio, respeitando a faixa etária do gado. A meta é vacinar todo o rebanho de Mato Grosso do Sul, estimado atualmente em 24,7 milhões de cabeças de gado. De acordo com a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), a etapa de novembro tem o diferencial de vacinar todos os animais. Uma portaria da Iagro, no entanto, proíbe a vacinação de todos os bovinos e bubalinos nas propriedades compreendidas no raio de 25 km dos focos confirmados de febre aftosa, que compreende os municípios de Eldorado, Itaquiraí, Iguatemi, Japorã e Mundo Novo. O secretário de Estado da Produção e do Turismo, Dagoberto Nogueira, lembrou que o momento coincide com a retomada da atividade normal dentro do Estado. “Estamos retomando nossa atividade. O inicio da campanha marca também a abertura do mercado de todos os estados para os animais e produtos de Mato Grosso do Sul. Em conjunto vamos acabar de superar mais este desafio e desenvolver ainda mais nossa produção”, declarou Dagoberto.
De acordo com João Cavalléro, diretor-presidente do Iagro, a vacinação em novembro completa o ciclo, que mudará a partir de 2006. “A partir do ano que vem iremos mudar as etapas de vacinação, imunizando em maio todos os animais e em novembro animais até 24 meses. A diminuição faz parte de um plano traçado já há algum tempo, que determina um volume menor de vacinas para atender a solicitação dos mercados”, afirmou Cavalléro. Para o diretor-presidente do Iagro, a campanha reflete o papel do Estado, de enfrentar os desafios e tornar em breve Mato Grosso do Sul área livre de febre aftosa. “Estamos fazendo nosso papel. Temos enfrentado muitos desafios, mas iremos superá-los com compartilhamento de ações”, lembrou João Cavalléro.
Fonte: Marcio Breda, da APn