.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

sexta-feira, novembro 04, 2005

Conselho repete resultado e aprova cassação de Dirceu

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar aprovou há pouco o parecer do deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que propõe a cassação do mandato do deputado José Dirceu (PT-SP) por quebra de decoro parlamentar. Treze deputados votaram a favor e somente a deputada Ângela Guadagnin (PT-SP) votou contra, repetindo o resultado da votação anterior, no dia 27 de outubro, anulada pelo ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A reunião foi suspensa por cinco minutos para elaboração da ata e será encerrada em seguida.
As informações são da Agência Câmara.

Comentário do blog: Acompanhei toda a discussão pela TV Câmara e ouvi os comentários do colega José Maria Trindade, repórter da Rede Jovem Pan Sat, por meio da Rádio Independente. Nenhuma novidade foi apresentada no Conselho de Ética. Os 13 que votaram a favor da cassação repetiram suas posições. A fiel deputada petista Ângela Guadagnin, de São Paulo, manteve o seu voto em defesa do mandato de José Dirceu.
Mereceu até um comentário da minha mulher, que disse: "Ela permanece sozinha, tadinha, mas fiel ao seu companheiro de partido, José Dirceu; ao menos manteve a sua posição."
Faço esta publicação às 22h30 (horário do Pantanal Sul). Mantenho o horário da publicação (11h25, no horário de MS) como se fosse em tempo real, com o objetivo de preservar a cronologia dos fatos aqui no blog. No momento da reunião do Conselho de Ética, na manhã de hoje, eu estava distante dos computadores. Tinha rádio - sintonizado nos 1.020 kHz da Independente - e televisão para acompanhar tudo.
Pude rever o experiente deputado aqui de Mato Grosso do Sul, Nelson Trad - ex-PTB histórico e hoje no PMDB e pai do prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB) - falando rapidamente sobre o caso. Foi ele quem disse, dias atrás, que "o deputado José Dirceu merece ter a sua alma política passando uma temporada no inferno."
Para quem conhece a seriedade, a honestidade e a tradição política em Mato Grosso do Sul do deputado Trad - que deixou o PTB, por não concordar com "certos rumos do partido" antes de todo o escândalo envolvendo o também deputado Roberto Jefferson, do Rio - aquelas foram palavras duríssimas. Ou seja, para dar uma declaração desse tipo, o deputado Trad deve ter estudado muito todo o processo que tramita no Conselho de Ética.
Como notável advogado que é - com uma família também ligada à advocacia e com uma das maiores e mais prestigiadas bancas deste Estado - ele deve ter grande embasamente jurídico para propor a temporada no inferno ao deputado Dirceu.