.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

terça-feira, novembro 08, 2005

Sócio da Beta diz desconhecer contrato com Skymaster

Durante a reunião da sub-relatoria de Contratos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios hoje, o sócio da Brazilian Express Transportes Aéreos Ltda. (Beta) Roberto Kfouri afirmou desconhecer o contrato firmado entre a Beta e a Skymaster para partilha de mercado. A CPMI constatou que as duas empresas tinham um acordo pelo qual a vencedora de licitação nos Correios partilharia os serviços e os lucros com a outra.Segundo o depoente, o que havia era um contrato para substituição das aeronaves em caso de pane. Durante o depoimento, o sub-relator, deputado José Eduardo Cardoso (PT-SP), apresentou o contrato que revelava o acordo de partilha, mas Kfouri reiterou que não conhecia o documento. O empresário afirmou que a Beta prestou serviços para os Correios de 1999 a 2000. Ele explicou que empresas como a Varig e a Vasp deixaram de trabalhar no serviço postal noturno porque os Correios fazem contratos por 12 meses, tempo considerado muito longo pelas empresas aéreas para fazer uma previsão do consumo de combustível, cujo preço aumenta com freqüência maior que o valor do serviço contratado.
Aeropostal
Em resposta ao deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Kfouri admitiu que também é sócio da Aeropostal. Entretanto, o depoente explicou que pretende fechar a empresa, que está sem contrato de prestação de serviços atualmente.Em seu depoimento, Roberto Kfouri explicou como chegou à Beta. Ele afirmou que montou uma empresa de transporte aéreo em 1992, chamada Braver, em sociedade com a mulher dele e operou até 1995, principalmente com indústrias de Manaus.Com apenas uma aeronave própria e duas operando por sistema de leasing, a empresa foi vendida em 1995, segundo Kfouri, para que ele tivesse “mais tempo para a família”. O depoente afirmou não lembrar do valor da negociação e da forma de pagamento. Segundo Kfouri, em 1997 o novo sócio mudou o nome da empresa para Brazilian Express Transportes Aéreos Ltda (Beta). Um ano depois, o depoente voltou à empresa como diretor-executivo. Em 5 de julho de 2001, Kfouri saiu da Beta.
Skymaster
O outro depoimento previsto para a sub-relatoria, do ex-diretor da Skymaster Américo Proietti, foi cancelado a pedido da advogada do depoente, Rita de Carvalho. Ela alegou problemas de saúde de seu cliente e que ele está afastado da Skymaster desde 1999. O sub-relator acatou a petição e informou que vai convocar outro representante da Skymaster, João Marcos Proietti, para depor no dia 10, às 10 horas (horário de Brasília).
As informações são da Agência Câmara.
Conheça as suspeitas sobre a Skymaster