Rádio Independente tem novos componentes no transmissor
Técnico e "mestre" em eletrônica Bosco Bertoni instala o novo wattimetro no transmissor principal, de 10 kW, da Rádio Independente, com Parque de Transmissores instalado na Rua Joaquim Nabuco
A Rádio Independente está com um novo wattimetro instalado no seu transmissor principal, com 10 kW de potência. Este componente, que havia sido danificado por uma descarga elétrica causada por um raio, foi recuperado em São Paulo.
Ele protege o circuito de rádio freqüência (RF) que conecta o transmissor à Caixa de Sintonia, na base da torre de 72 metros de altura, situada no Bairro Alto, em Aquidauana, por meio de cabo coaxial. As descargas elétricas que atingem a torre, durante as tempestades nesta região - onde está a maior incidência de raios de todo o Brasil - são descarregadas na terra, por meio do centelhador instalado na base da torre. Mas, algumas vezes, devido à intensidade da descarga, parte do raio chega até o transmissor principal, de 10 kW, e nele é parado pelo wattimetro, que tem circuito interno próprio para essa finalidade.
A mais potente emissora do Pantanal Sul e da região sudoeste de Mato Grosso do Sul, operando em 1020 kHz, teve ainda novos ajustes realizados na potência e na modulação de áudio.
Os ouvintes da Independente têm, assim, a garantia da manutenção no ar do melhor e mais potente som do Pantanal Sul, com a maior área de cobertura de toda a região, chegando com som local aos sítios, chácaras, fazendas, assentamentos rurais, colônias e distritos de Aquidauana, Anastácio, Bodoquena, Miranda, Dois Irmãos do Buriti, Terenos, Campo Grande, Bonito, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque, Coxim, Bandeirantes, Rio Negro e outros municípios.
A próxima etapa da manutenção de fim de ano será a limpeza geral do quarteirão onde está instalado o Parque de Transmissores. Com 125 metros em cada lado, o quarteirão recebeu o asfalto no trecho da Rua 15 de Agosto - entre Joaquim Nabuco e João Dias -, feito pela prefeitura, e em breve será realizada a urbanização das calçadas daquela área que, há poucos anos, era considerada fora da zona urbana e abrigava um alagado típico do Pantanal.
Vamos aguardar o fim das chuvas de verão, em março, para fazer a roçada geral de todas as quatro calçadas, que tem mato alto em alguns pontos.
Será a participação da Rádio Independente na urbanização daquela grande área, onde está instalado também o Batalhão de Polícia Militar de Aquidauana, na Rua João Lopes Assunção.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home