Senado homenageia Juscelino Kubitschek

Nascido na cidade de Diamantina (MG), em 12 de novembro de 1902, Juscelino Kubitschek foi um dos presidentes mais populares do Brasil.
Ainda jovem, saiu de sua cidade natal e foi para Belo Horizonte continuar os estudos. Lá,diplomou-se como médico e casou-se com D. Sarah Luiza Gomes de Lemos.
Sua trajetória política teve início em 1934, quando foi nomeado chefe de gabinete do interventor federal em Minas Gerais, Benedito Valadares. No mesmo ano, foi eleito deputado federal e, em 1939, foi nomeado prefeito de Belo Horizonte.
Em 1946, Juscelino Kubitschek iniciou seu segundo mandato como deputado federal e, quatro anos depois, foi eleito governador de Minas Gerais.
Sempre associado à imagem de um político preocupado com a modernização e a industrialização do país, JK foi eleito presidente da República em 1955. Com um plano de metas intitulado "50 anos em 5", Juscelino Kubitschek priorizou a expansão industrial e urbanística brasileira. Mas foi a construção de Brasília o maior feito do presidente JK.
Preocupado em levar o desenvolvimento ao Centro-Oeste do Brasil, Juscelino Kubitschek convocou milhares de homens para trabalhar na construção da nova capital do país. Com o projeto urbanístico de Lúcio Costa e obras arquitetônicas de Oscar Niemeyer, Brasília foi inaugurada por JK em 21 de abril de 1960.
Em 1961, já no final de seu mandato como presidente, Juscelino Kubitschek foi eleito senador pelo estado de Goiás, mas, em junho de 1964, teve seus direitos políticos cassados pelo regime militar. Em exílio voluntário, JK morou na Europa e nos Estados Unidos.
Em 22 de agosto de 1976, Kubitschek morreu num acidente de carro, na Rodovia Presidente Dutra.
As informações são da Agência Senado.
Rádio Senado também presta sua homenagem a JK
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home