.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

quinta-feira, abril 20, 2006

Versão sobre rede de proteção a Palocci é mito, diz Bastos

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, reafirmou há pouco que indicou o advogado Arnaldo Malheiros Júnior para a defesa do então ministro da Fazenda, Antonio Palocci, ao se reunir na casa do colega de ministério, em 23 de março. O advogado também participou do encontro.
O líder do PFL, Rodrigo Maia (RJ), questionou a isenção de Thomaz Bastos nas investigações sobre a quebra ilegal de sigilo do caseiro Francenildo Costa por causa de sua relação com Malheiros. Maia lembrou que o advogado também defende o ex-secretário do PT Silvio Pereira e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares.
Mitologia
O ministro da Justiça insistiu que não atuou como aconselhador na reunião com Palocci, apenas apresentou o advogado para o colega. Thomaz Bastos classificou de "mitologia" a versão de que tentou criar uma rede de proteção ao ministro da Fazenda a partir do Ministério da Justiça.
A prova, segundo ele, é que a Polícia Federal desvendou a cadeia de fatos que levaram à quebra de sigilo. O ministro considerou as acusações um "libelo político", fruto da disputa eleitoral.
Investigações
Bastos observou que pediu à Polícia Federal a abertura de investigações sobre a quebra de sigilo no dia 20, antes da reunião com Palocci. Também no dia 21, solicitou providências ao procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, e informou os colegas de ministério sobre a gravidade da situação, na reunião da coordenação política do Palácio do Planalto. Thomaz Bastos justificou a visita a Palocci do secretário de Direito Econômico, Daniel Goldberg, pelo fato de a secretaria ter ligação com os dois ministérios. "Eles tão somente analisaram a possibilidade de investigar uma possível manipualção do caseiro contra o ministro, o que foi rejeitado", afirmou.
Bate-boca
O presidente da CCJ, deputado Sigmaringa Seixas (PT-DF), acatou questão de ordem do deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), que reclamou do "bate-boca" entre o ministro e líderes da oposição. Seixas pediu que fosse respeitada a fala do ministro. O Regimento permite, no entanto, que os líderes partidários façam intervenções de até sete minutos.
As informações são da Agência Câmara, com foto de Edson Santos

A audiência pública para ouvir Thomaz Bastos continua no plenário 1, com transmissão ao vivo para toda a região sudoeste de Mato Grosso do Sul e Pantanal Sul, pela Rádio Independente, em cadeia com a Rede Jovem Pan Sat.