.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

quarta-feira, junho 07, 2006

Rádio Independente estréia repórteres na Copa do Mundo

T. C. Vaz/Pantanal News
No Estúdio "A" da Rádio Independente, a partir da esquerda: Armando Anache, Antonio Pinto e vereador de Aquidauana, Gustavo dos Santos (PT)


A Rádio Independente estreou no sábado, 20 de maio, a cobertura da Copa do Mundo 2006. O correspondente em Zurique, na Suíça, Antonio Salles participou do programa “A Fiel Comanda a Jogada”, das 11 às 14h30.
Falando ao vivo, pela primeira vez no rádio da região, por meio de VoIP (Voice Internet Protocol ou Protocolo de Voz por Internet), Antonio Salles conversou com os integrantes da Equipe Fiel de Esportes, presentes no Estúdio “A” da Independente. Antonio Pinto, Mauro Lúcio Ortiz, Brito Rodrigues, Armando Anache e os convidados especiais Nino Torelli, aposentado da Rede Jovem Pan Sat; e o vereador Gustavo dos Santos (PT), fizeram perguntas e debateram a Copa do Mundo com o correspondente Antonio Salles, que é também assessor do presidente de honra da FIFA, João Havelange.
As operações de áudio foram feitas por Almir Santana e Paulo Roberto.
Marcos Salles
Correspondente da Rádio Independente de Aquidauana, Antonio Salles, fala ao vivo direto de Zurique, na Suíça

Com uma temperatura de 15° Celsius em Zurique, Antonio Salles deu detalhes aos ouvintes da Rádio Independente sobre a vida na Suíça e a expectativa para a chegada da seleção brasileira, que embarcaria do Brasil para a Suíça no domingo (21). “Estou em Zurique, neste primeiro contato com a Rádio Independente, ao vivo; daqui a seleção brasileira seguirá para a cidade de Weggis, a 60 quilômetros, onde ficará concentrada e realizará os primeiros treinos”, informou Salles.
O radialista Mauro Lúcio Ortiz, 64, conhecido como o “Decano do Rádio”, muito emocionado no início do programa especial, disse que “é uma honra muito grande participar desta data que, tenho certeza, é histórica para o Rádio de Mato Grosso do Sul, quando mantemos este contato internacional, direto e ao vivo desde Zurique, com o colega Antonio Salles, que começou no rádio do Rio de Janeiro em 1.956 e é grande conhecedor do futebol e da FIFA.”
Arquivo pessoal/Wanderley Nogueira
Repórter Wanderley Nogueira, da Rede Jovem Pan Sat (ao lado de Zagallo, num dos treinos da seleção brasileira), acompanha os convocados de Parreira em Weggis, na Suíça

O vereador Gustavo (Gugu) dos Santos ressaltou a importância do programa para toda a região sudoeste de Mato Grosso do Sul. “É mais um grande empreendimento da Rádio Independente de Aquidauana, que traz novamente a cobertura completa da Copa do Mundo, com o seu correspondente exclusivo e com a Rede Jovem Pan Sat, para milhares de ouvintes”, disse o vereador Gugu. Respondendo a Armando Anache, Antonio Salles informou que a nova sede da FIFA, em Zurique, foi inaugurada no fim de abril. “Estive naquela cerimônia e pude ver de perto a maravilha da sua arquitetura, com três andares para cima e seis para baixo; todo o conjunto do novo prédio, no formato retangular de um grande campo de futebol, fica próximo a um bosque aqui em Zurique e proporciona, para todos os profissionais de imprensa de todo o mundo, excelentes condições de trabalho”, destacou Antonio Salles.
T.C. Vaz/Pantanal News
Na mesa de debates da Rádio Independente, no sentido horário: Mauro Lúcio Ortiz (com camisa branca), Armando Anache, Antonio Pinto e Brito Rodrigues

Sobre a vida na Suíça, Antonio Salles conversou com o repórter Brito Rodrigues. “Aqui uma xícara de café, uma água mineral ou um chope custam cerca de 4,5 francos suíços, o que dá aproximadamente 9 reais; em compensação é possível beber água potável diretamente das torneiras, nas casas e apartamentos”, informou Salles. “A comida tem como prato principal a carne de porco, as lingüiças – tanto as brancas quanto as vermelhas – são deliciosas; e levo a vocês aí em Mato Grosso do Sul uma curiosidade: existe aqui uma churrascaria, onde a carne é Argentina, mas mesmo assim é possível matar as saudades do Brasil”, acrescentou o correspondente Antonio Salles.
Marcos Salles
Correspondente da Rádio Independente em Zurique, na Suíça, Antonio Salles

Comentando a Copa do Mundo, Salles falou com o diretor da Equipe Fiel de Esportes, Antonio Pinto. “Na minha opinião e de todos que estão aqui na Suíça, o Brasil é o grande favorito nesta Copa da Alemanha; acho que o adversário mais perigoso na primeira fase é a Croácia, cujo jogo a Rádio Independente transmitirá em cadeia com a Rede Jovem Pan Sat no dia 13 de junho”, avaliou Salles.
Ele relembrou, ainda, numa conversa com Nino Torelli, que foi operador de externas da Rede Jovem Pan Sat, em São Paulo, das dificuldades enfrentadas nos velhos tempos de transmissões de partidas de futebol pelo rádio. “Lembro quando tínhamos que esticar fios enormes nos campos de futebol, com maletas de transmissão muito pesadas, ainda funcionando com válvulas e, hoje, no início do século XXI, temos esse novo meio de comunicação, proporcionado pela internet, com o VoIP, que torna as comunicações muito mais rápidas, eficientes e com um som perfeito, como se eu estivesse aí no estúdio da Rádio Independente, ao lado dos colegas da Equipe Fiel de Esportes”, ressaltou Salles.
Até o fim da Copa da Alemanha, Antonio Salles participará da programação especial da Rádio Independente, que transmitirá os jogos em cadeia com a Rede Jovem Pan Sat, conforme contrato de cessão de direitos autorais assinado por ela com a Rede Globo de Televisão.
T.C. Vaz/Pantanal News
Na Rádio Independente, em Mato Grosso do Sul e conversnado ao vivo com Antonio Salles, em Zurique, na Suíça: Mauro Lúcio Ortiz, Armando Anache, Antonio Pinto, Brito Rodrigues e operadores de rádio Paulo Roberto e Almir Santana (de pé)

Desde o dia 21 de maio, um domingo, a Rádio Independente de Aquidauana, em cadeia com a Rede Jovem Pan Sat transmite direto de Weggis, na Suíça, boletins exclusivos sobre a seleção brasileira, com o repórter Wanderley Nogueira.
Os boletins e as reportagens especiais de Wanderley Nogueira vão ao ar na Rádio Independente, em 1.020kHz e em cadeia com a Rede Jovem Pan Sat, de segunda a sexta-feira, na edição do Jornal da Manhã, das 4 às 6 horas (MS); no Jornal de Esportes, das 10h30 às 12h30 (MS); no jornal “Hora da Verdade”, das 17 às 18 horas, nas edições de hora em hora do jornal “Ligação Brasil” e no programa “No Pique da Pan”, às 19 horas.
Aos sábados e domingos os boletins e a cobertura especial da Copa da Alemanha vão ao ar durante todo o dia.