.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

domingo, agosto 13, 2006

TV Globo divulga nota sobre seqüestro de repórter

A Rede Globo de Televisão, em São Paulo, acaba de divulgar uma nota onde explica a decisão de exibir, na noite de ontem (12), um vídeo do PCC (Primeiro Comando da Capital).
A exigência foi feita pela facção criminosa, que seqüestrou dois integrantes da sua equipe de reportagem do SP-TV.
A Rede Globo de Televisão informa que, antes de decidir pela exibição do vídeo, na noite de ontem, consultou o International News Safety Institute, em Bruxelas; e à AKE Group, empresa especializada em gestão de riscos.
Leia a nota oficial da Rede Globo clicando AQUI

Comentário do blog: Nos meus tempos de repórter no Rio de Janeiro - na segunda metade dos anos 1980 -, os riscos eram enfrentados durante os tiroteios nos morros, quando quadrilhas rivais disputavam pontos de venda de drogas. Haviam, ainda, os simpatizantes do governador Leonel de Moura Brizola e alguns sindicalistas desavisados sobre o nosso papel de repórteres que, algumas vezes, gritavam palavras de ordem contra as equipes das Organizações Globo.
Numa ocasião, em 1987, no Centro do Rio, tentaram virar o meu carro de reportagem. Consegui me livrar, depois de explicar que o Sistema Globo de Rádio era uma coisa e a Rede Globo e jornal O Globo eram outra coisa (lembrando frase célebre nesses dias de grave crise que assola o Brasil, agora com os sanguessugas da Câmara, em Brasília).
Agora, uma facção criminosa seqüestra colegas de trabalho em São Paulo.
Lamentável. Assim caminha o nosso querido Brasil. Enquanto houver política partidária envolvida com a grave questão da segurança pública, nada será feito de concreto e a solução nunca chegará e o nosso povo continuará a pagar o preço alto da omissão daqueles que deveriam falar menos e trabalhar mais.
Só nos resta rezar para que tudo termine da melhor maneira possível, com a libertação dos nossos colegas de São Paulo.

Leia "A luta de um repórter pela vida e contra as drogas", clicando AQUI