.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

quarta-feira, maio 02, 2007

Campanha contra aftosa é lançada na Embrapa

Rachid Waqued/Notícias MS
recurso

O governador André Puccinelli (PMDB) lançou, hoje de manhã, na Embrapa Gado de Corte, a campanha de vacinação contra a febre aftosa. Todo o rebanho do Estado, cerca de 24,7 milhões de bovinos e bubalinos, deve ser imunizado. No planalto, a campanha vai de 2 a 30 de maio e o registro da vacina deve ser feito junto à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) até o dia 15 de junho. No Pantanal, a vacinação vai até 15 de junho e o registro até o dia 30 do mesmo mês.

“Acreditamos que serão vacinados cem por cento do nosso rebanho, porque o produtor já tem a consciência da importância disso para mantermos a sanidade animal de Mato Grosso do Sul e suspender o embargo à nossa carne”, enfatizou Puccinelli acrescentando que “o Estado quer ser líder em muitos setores, entre eles a pecuária”.

De acordo com o diretor-presidente da Iagro, Roberto Rachid Bacha, além da vacinação, a pedido do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), também será realizada a sorologia para inquérito de febre aftosa em todo o Estado. “Teremos que fazer até agosto duas colheitas de material em 36 mil animais em cada uma delas”, explicou.

Outro ponto destacado por Bacha é que nos municípios de Eldorado, Mundo Novo e Japorã, onde foram registrados focos da doença em outubro de 2005, a vacinação está prevista para começar somente no dia 1º de junho. “Este trabalho será feito diretamente pelos técnicos da Iagro para resolvermos definitivamente os problemas naquela região”, informou.

GTA Fácil

Durante o evento, o governador, juntamente com a secretária de Produção e Turismo Tereza Cristina Corrêa da Costa e o diretor-presidente da Iagro, Roberto Rachid Bacha; lançou o novo Sistema de Atenção Animal da Agência - a GTA Fácil - implantado a partir desta quarta-feira, em substituição ao antigo modelo de gerenciamento de dados do órgão (Visan).

Em se tratando de tecnologia sobre sanidade animal e vegetal, o programa é único no País. Através dele, há uma integração simultânea dos escritórios locais e regionais da Iagro em todo o Estado possibilitando, por exemplo, a emissão de GTA (Guia de Transporte Animal) em qualquer um dos 78 escritórios do órgão, e não somente no município onde as fichas sanitárias das propriedades são controladas.

Demonstração

Depois dos lançamentos, foi feita a aplicação da primeira dose da vacina contra aftosa em um animal no mangueiro da Embrapa com a finalidade de orientar os produtores sobre a melhor maneira de vacinar o rebanho.

Entre as autoridades presentes no evento estavam o secretário de Governo Osmar Jerônymo; os deputados estaduais Márcio Fernandes e Reinaldo Azambuja; o superintendente federal de Agricultura Orlando Baez; o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) Laucídio Coelho Neto; o vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul) Eduardo Riedel; o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte Rafael de Oliveira Alves, além dos prefeitos de Nioaque, Ilca Domingos, e de Bela Vista José Garibaldi Neto.

Disque-aftosa

Para esclarecer qualquer dúvida sobre a campanha, o produtor pode procurar os escritórios da Iagro ou ligar no disque-aftosa: 0800-679120.

As informações são de Kadijah Suleiman Jaghub, do Notícias MS