.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

sexta-feira, julho 29, 2005

Baixa umidade relativa do ar traz riscos à saúde

O blog acaba de receber despacho da Agência Brasil, que informa:
A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional enviou hoje alerta à Defesa Civil do Distrito Federal, de Goiás, de Mato Grosso, de Tocantins e de Mato Grosso do Sul, para incentivar a prevenção contra os efeitos da baixa umidade do ar. De amanhã (30) até segunda-feira (1), a umidade do ar deve cair para cerca de 20% no norte de Mato Grosso do Sul e em todas as regiões do Distrito Federal, Goiás, Tocantins e Mato Grosso. A Sedec desaconselha a prática de atividades ao ar livre e a exposição ao sol entre as 10 e as 17 horas nos próximos três dias, período em que a umidade do ar deverá estar mais baixa. Também é recomendável a ingestão freqüente de líquidos para evitar problemas de desidratação e atenção especial às crianças e aos idosos. O ar seco deverá também aumentar o risco de incêndios florestais. A Sedec orienta a população a proteger as florestas do fogo e recomenda atenção redobrada aos motoristas nas estradas, por causa da fumaça e da menor visibilidade. Os órgãos de Defesa Civil dos estados e do Distrito Federal podem orientar os cidadãos sobre como se proteger dos efeitos da baixa umidade relativa do ar. A Sedec divulga alertas a fim de evitar a perda de vida, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, os governos estaduais e municipais. Informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) orientaram o envio dos alertas sobre os efeitos do ar seco.
Com informações do Ministério da Integração Nacional

Comentário do blog: A temperatura está em elevação aqui na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul, depois de ter baixado a 11 graus Celsius em alguns dias desta semana. Neste momento, nas cidades de Aquidauana, Anastácio, Miranda, Corumbá e região, a temperatura é de 32 graus Celsius. A umidade relativa do ar é de apenas 29%. O vento nordeste sopra a 14 quilômetros por hora. Com essa baixa umidade do ar, devem ser tomados cuidados especiais com as crianças, pessoas com problemas respiratórios e idosos.