.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

quinta-feira, julho 21, 2005

A crise não quer parar

O blog não publicou artigos ou notícias nesta manhã. Estava lendo tudo, ou quase tudo, sobre os desdobramentos do depoimento de ontem (20), na CPMI dos Correios, do ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares.
Acompanhei ao vivo, do início ao fim, com áudio gerado pela Rádio Independente, em cadeia com a Rede Jovem Pan Sat. As imagens foram da TV Senado e Globo News.
É impressionante o que acontece no Brasil. Os saques de grandes somas em dinheiro vivo, "cash", são fenomenais.
O Banco Rural aparece como o grande fornecedor de dinheiro, por meio da sua agência em Brasília, onde supostamente pessoas ligadas aos pagamentos do mensalão faziam suas retiradas.
A CPMI dos Correios ficou mais de 14 horas ouvindo uma pessoa - o ex-tesoureiro Delúbio Soares - que, munida de uma habeas corpus, limitava-se a falar apenas o que fosse conveniente a ele próprio, e a ninguém mais.
É evidente que, num Estado Democrático de Direito - que graças a Deus temos em vigência no Brasil - o habeas corpus é uma garantia legal à disposição do cidadão, que não pode ser obrigado a falar ou produzir provas contra si próprio.
Mas, então, para que tanto trabalho ontem (20), na CPMI dos Correios?
O presidente, senador Delcídio Amaral (PT-MS), quer tomar medidas legais, em conjunto com autoridades do Poder Judiciário, para impedir novos depoimentos como o de ontem.
Neste momento, no Senado, o líder da oposição Arthur Virgílio (PSDB-AM), usa a tribuna para discursar e atacar o tipo de situação vivida ontem em Brasília, durante o depoimento de Delúbio Soares. É aparteado por vários senadores, todos revoltados e inconformados com o comportamento do ex-tesoureiro do PT.
Documentos estão sendo analisados criteriosamente na sala onde funciona o quartel-general da CPMI dos Correios, longe dos holofotes, câmeras e microfones da imprensa.
O Brasil acompanha, perplexo. O povo comenta nas ruas.
O que virá por aí?