Herald Tribune : Escândalo "decreta morte do lulismo"
A reportagem está publicada no site UOL, com crédito para a BBC de Londres.
Leia abaixo :
Escândalo 'decreta morte do lulismo' e reduz 'aura' do presidente, diz Herald Tribune
da BBC, em Londres
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está perdendo a sua "aura", afirma nesta quarta-feira o jornal International Herald Tribune. O diário afirma que a mítica do presidente sobreviveu a uma série de desilusões causadas a seus eleitores mais tradicionais, como a manutenção de uma política econômica ortodoxa, porque acreditavam "em sua integridade"."Mas nas últimas semanas tudo veio abaixo e foi decretada a morte do "lulismo", como seu credo político é conhecido", diz o jornal.O IHT se refere às denúncias de corrupção que atingem integrantes do PT e diz que a "vibrante imprensa" do país, que está publicando "história atrás de história" sobre o assunto, "poderia passar algumas dicas a colegas da América do Norte".
Na Grã-Bretanha, o The Times diz que Lula chega à Escócia para participar da cúpula do G-8 "à sombra de um escândalo que provocou a pior crise nos dois anos e meio de vida do primeiro governo de esquerda de seu país".
Pesadelo
O caso também merece um editorial do El País, segundo quem "o pesadelo de Lula" parece não ter fim e o "prestígio" do presidente "se deteriora a cada momento"."As possibilidades de que ele aspire à reeleição nas eleições presidenciais de outubro do ano que vem se reduziram a um mínimo", diz o jornal. O El País diz ainda que, "ironicamente, os únicos que cruzam os dedos para que a alternativa a Lula não seja algo pior são os empresários, satisfeitos com o resultado positivo que o programa de Lula teve para a economia e aterrados com o que pode ser um futuro sem ele".
Na Argentina, o La Nación diz que os empresários do país que têm negócios no Brasil continuam otimistas, apesar das denúncias contra o PT. Segundo o jornal bonairense, eles consideram que "a economia e o ambiente de negócios não serão afetados pela crise política das últimas semanas".
1 Comments:
E agora? vão expulsar os jornalistas do Herald? do El País? de todos os lugares do mundo, como os "revolucionários" fizeram no Camboja? Hilário de toda a bagunça que está ocorrendo, é que meses atrás o presidente queria expulsar jornalistas por matérias publicadas. Agora, as matérias publicadas são de cunho pessoal e todo mundo está "quetinho". Armandinho, um abraço do também pantaneiro: Sérgio Maidana (sergiomaidana@ig.com.br; blog:sergiomaidana.blig.ig.com.br).
Postar um comentário
<< Home