.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

segunda-feira, julho 25, 2005

STF nega habeas corpus preventivo para a mulher de Marcos Valério

O blog publica notícia da Agência Senado, com foto de arquivo do jornal "Hoje em Dia", de Minas Gerais:
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Nelson Jobim, negou o pedido de liminar feito por Renilda Maria Santiago Fernandes de Souza, esposa do publicitário Marcos Valério, no habeas corpus impetrado pelo advogado dela na sexta-feira (22). No despacho, Jobim afirmou que Renilda Souza deve atender à convocação da CPI, nos dias e horas marcados, mas não é obrigada a assinar o compromisso de dizer a verdade. No entanto, ela deverá "responder a todas as perguntas que lhe forem formuladas".
Jobim observou que, de acordo com o Código de Processo Penal Brasileiro (artigos 203, 206 e 208 combinados), a testemunha não pode se eximir da obrigação de depor, mas, sendo cônjuge de um dos investigados, não é obrigada a firmar o compromisso de dizer a verdade.
A defesa de Renilda pediu, inicialmente, para que ela não depusesse na sessão da CPI mista dos Correios de terça-feira (26), às 10h. O advogado alegou que ela estaria sendo ameaçada de sofrer constrangimento ilegal, em decorrência da intimação para prestar depoimento na comissão. Ele afirmou que Renilda é casada com um investigado pela comissão e sustentou a possibilidade de ela se recusar a depor. A defesa requereu, ainda, a possibilidade de Renilda escolher se compareceria ou não à sessão.
O empresário Marcos Valério, o ex-secretário-geral do PT, Sílvio Pereira, e o tesoureiro licenciado do partido, Delúbio Soares, obtiveram do Supremo Tribunal Federal a concessão do habeas corpus preventivo antes de deporem na CPI mista dos Correios, o que os livrou de eventualmente serem presos durante os seus depoimentos.
Com informações da Secretaria de Comunicação Social do STF

Comentário do blog: As coisas começam a mudar, depois da visita do presidente e do relator da CPMI dos Correios ao presidente do STF, na semana passada, conforma informado pelo blog.
Resta acompanhar o depoimento, amanhã, para saber se a mulher do empresário Marcos Valério irá aguentar tanta pressão que sofrerá.
Leitor, faça suas apostas.