.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

sábado, agosto 06, 2005

Noosfera: Os blogueiros estão com tudo e não estão prosas

Publico abaixo artigo postado no blog "Noosfera", aqui na internet:

OS BLOGUEIROS ESTÃO COM TUDO E NÃO ESTÃO PROSAS!!!
Dia desses, durante um depoimento na CPMI dos Correios (já não me lembro qual foi, foram tantos até agora!!!), o Senador Heráclito Forte fez uma pergunta ao depoente e disse que havia recebido de um leitor do Blog do Noblat. O próprio jornalista e blogueiro disse em um de seus 'posts' que tentaria passar algumas perguntas de leitores para os parlamentares. Até ai tudo bem, afinal Noblat é um jornalista conhecido e seu Blog já é referência no jornalismo da Internet. Ontem, os blogueiros marcaram mais um ponto. Durante o depoimento de Bob Jeff (o ícone da direita, de parte da esquerda e dos defensores da moral, dos bons costumes e dos ingênuos), o Senador Suplicy sacou de uma reportagem de um Blog de Aquidauana (Armandinho Anache, um repórter), para mostrar que, o 'impoluto' deputado, havia sim estado em companhia do funcionário dos correios Maurício Marinho (aquele que foi pego com a 'mão na massa' pedindo propina de R$ 3.000,00 em nome do deputado), informação que Jeff nega peremptoriamente (o termo é uma homenagem ao também 'impoluto' ACM neto). Para alguma coisa, pelo menos, as CP´s estão servindo. Já que para uma investigação séria e isenta, que procure os culpados e que - acima de tudo - busque consertar nosso sistema político representativo não há chances, que sirva - pelo menos - para mostar que há gente séria e competente fazendo jornalismo de qualidade fora dos 'mega portais' da mídia tradicional. Para ver que não sou só eu que digo que as CP´s não estão no caminho certo leia aqui o artigo do colunista Luís Nassif (pena ser só para aqueles que tem assinatura UOL). É isso ai: liberdade de expressão!!! Te cuida imprensa marrom e vendida!!! É isso, né Hernani?!?!?!

Comentário do blog: Prefiro viver num Estado Democrático de Direito, com a vigência e a garantia da liberdade de expressão, dentro dos limites estipulados pela lei - sem injúria, calúnia ou difamação - do que numa ditadura (seja de "centro", de "direita" ou de "esquerda"; conceitos que, creio estão superados neste século XXI) que obriga os jornalistas censurados a publicar versos de Camões e receitas de bolo - como fazia o jornal "O Estado de São Paulo" nos anos 1970 - como única forma de tentar mostrar aos leitores a falta de liberdade de expresão.
Portanto, todas as opiniões - a favor, contra ou "muito pelo contrário" - são muito bem recebidas aqui neste modesto blog.
Sobre o blog "Noosfera", que publicou o artigo acima, leia mais detalhes abaixo:
"A criação da idéia de noosfera é atribuída ao filósofo francês Theilhard de Chardin, nos anos 1920. Explicando: assim como existe a atmosfera, também há uma espécie de mundo das idéias, constituído pelas coisas do espírito, produtos culturais, linguagens, teorias e conhecimentos. Todos nós alimentamos a noosfera quando pensamos e nos comunicamos. Daí, as conseqüências são imprevisíveis, nunca sabemos o que as pessoas farão com nossas idéias, podem até morrer por elas.
Assim, a noosfera exerce uma influência decisiva sobre nossos comportamentos. Ou, como disse Edgar Morin, "as idéias que possuímos são capazes de nos possuir". Além disso, "as idéias são menos biodegradáveis que o homem" [Wojciechowski]."

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Valeu pela citação caríssimo. Continuo defendendo o direito de informar e de se informar. Liberdade sempre!!!

segunda-feira, agosto 08, 2005 10:22:00 AM  

Postar um comentário

<< Home