Popularidade de Lula cai, diz Datafolha
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva da Silva não seria reeleito se a eleição fosse hoje, segundo o Datafolha. A edição da Folha de S.Paulo desta sexta-feira, que traz a pesquisa completa, revela que Lula perderia a Presidência da República no segundo turno para o prefeito José Serra (PSDB), derrotado pelo petista em 2002. De acordo com o Datafolha, Serra teria 27% dos votos e Lula 30%. No segundo turno, pela primeira vez, o suposto candidato tucano levaria a melhor: 48% dos votos contra 39% de Lula. Em pesquisa anterior, realizada em 21 de julho, Lula estava à frente de Serra (45% a 41%). Neste levantamento, realizado em 10 de agosto de 2005, foram entrevistadas 2.551 pessoas em 127 municípios de todas as unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Leia mais na edição impressa da Folha de S.Paulo.
Comentário do blog: A partir de agora, creio, todas as pesquisas de opinião pública registrarão essa queda na popularidade do presidente Lula, que reflete diretamente nas intenções de voto para 2006, quando ele pretende ser candidato à reeleição.
O Brasil deste século XXI, com emissoras de rádio e televisão transmitindo as sessões das CPMIs dos Correios e do Mensalão e, ainda, dos Bingos; sem contar a internet, com sites e blogs; está muito diferente daquele de anos atrás, quando apenas os chamados "formadores de opinião", normalmente integrantes da classe média, acompanhavam com maior intensidade esses acontecimentos políticos.
Hoje, em agosto de 2005, a classe média já demonstra claro desencantamento com o Governo Lula. Como fazia a ARENA (Aliança Renovadora Nacional), nos anos 1970; Lula também tenta retomar a sua popularidade, viajando pelo interior do Brasil, principalmente na região nordeste.
Mas, repito, neste mês de agosto, em pleno século XXI, até mesmo as classes tidas como "menos favorecidas" da população, já percebem que algo não vai bem no "país das maravilhas".
Mas, como sempre, quem está no interior do palácio, cercado por áulicos, normalmente é o último a perceber a seriedade da grave crisse que toma conta do Brasil.
O que o leitor acha? Ou não acha?
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home