.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

quinta-feira, setembro 29, 2005

Aldo Rebelo diz que Plenário saberá julgar deputados

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, disse há pouco que não sentirá "nenhum desconforto" se eventualmente tiver de presidir a sessão que julgar o mandato do deputado José Dirceu (PT-SP). "Toda pessoa que age com critério e com justiça, ao presidir um julgamento e ao escrever uma matéria de jornal, não pode se sentir desconfortável em nenhuma circunstância", declarou o presidente, durante entrevista concedida no salão Verde.O Plenário, segundo o presidente, terá condições de "punir os que precisam ser punidos e absolver os que devem ser absolvidos". "Acho que, com isenção, rigor e equilíbrio, os deputados podem fazer esse julgamento", completou. Perguntado se o governo fará uma reforma ministerial, Aldo Rebelo disse que não é "a pessoa indicada" para falar sobre o assunto. "Mas desconfio que não procede a informação", disse, sobre a hipótese de ser concedido mais um ministério ao PP.
Agenda política
Aldo afirmou que os encontros que teve com os presidentes da República, Luiz Inácio da Silva, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim, foram apenas protocolares. A agenda política será discutida com os dois somente depois da reunião do Colégio de Líderes, prevista para as 11 horas (horário de Brasília) da terça-feira (4). O presidente da Câmara pretende também conversar sobre a agenda do Congresso Nacional com o presidente do Senado, Renan Calheiros.
Sobre a reunião de terça-feira, Aldo disse que prefere ouvir os líderes primeiro e dar sua opinião depois, para que esta não interfira na definição da pauta. "O melhor para a Casa é a convocação de uma agenda possível", resumiu.
Quanto à reforma política, o presidente da Câmara lembrou que, no encontro de hoje com os líderes, foi discutida a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 446/05, do deputado Ney Lopes (PFL-RN). Os líderes ficaram de consultar suas bancadas e partidos sobre o assunto para trazer uma posição na terça.
Disputa encerrada
O presidente respondeu também a perguntas quanto à disputa para o comando da Câmara. "Encerrada a eleição, o que se trata é de recolher a disputa e avaliar temas de interesse do País e da sociedade. Então, não vejo por que repercutir temas e debates que eram próprios da disputa eleitoral. Na condição de presidente da Câmara, tenho de tratar de assuntos de interesse do Poder Legislativo e da Nação, respeitando as opiniões dos partidos. E eu tenho mesmo que respeitar, porque esta é a Casa da democracia e da livre expressão", declarou.
Política e futebol
Diante da insistência dos jornalistas a respeito do conteúdo de sua conversa com o presidente Lula, Aldo disse que os temas foram "livres" e versaram do futebol à política. Quanto à política, disse: "Falamos bem de todo mundo". E ao futebol: "Sobre Corinthians e Palmeiras, como sempre". Aldo Rebelo é palmeirense, enquanto Lula torce pelo Corinthians.
As informações são da Agência Câmara.
Reportagem - Mauro Ceccherini
Edição - Sandra Crespo