.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

segunda-feira, setembro 19, 2005

De algoz a suposto protetor

O blog publica notícia de Isabel Braga, da edição de amanhã (20) do jornal O Globo, do Rio: BRASÍLIAPara evitar o desgaste de um suposto acordão para salvar da cassação os deputados José Dirceu (PT-SP) e Sandro Mabel (PL-GO), o presidente do Conselho de Ética da Câmara, Ricardo Izar (PTB-SP), providenciou ontem parecer jurídico da assessoria da Casa contrário à retirada das representações, anunciada pelo ex-deputado Roberto Jefferson, do PTB. Izar pretende pôr o parecer em votação hoje, para deixar clara a posição contrária do Conselho à suspensão dos processos, antes que o pedido seja formalizado pelo PTB. Informado de que, a pedido de Jefferson, o PTB iria retirar as representações, Izar solicitou o parecer. Segundo a assessoria, uma vez aberto, o processo deixa de depender da vontade do representante, pois, numa analogia com ações penais, o esclarecimento de atos contrários aos princípios éticos é de interesse público:
— Esse tipo de atitude é ruim para o Conselho. Se cada um pensar em retirar o processo, vira baderna. Estamos preocupados em dar resposta à sociedade e a idéia de retirar dá impressão de que está havendo um acordão, o que não vamos aceitar. A decisão do conselho não é definitiva. O PTB pode recorrer à Mesa e até ao STF. Nunca ocorreu antes um pedido de retirada de processo em andamento. A assessoria da Mesa informou que caberá à Presidência da Câmara decidir sobre a pertinência do pedido. Anteontem, em entrevista ao “Canal livre”, da Bandeirantes, Jefferson explicou a decisão:
— Quando fui cassado, vi o PSDB, do Alberto Goldman, e o Rodrigo Maia, do PFL, trabalhando pela minha cassação. O PSDB livra o Eduardo Azeredo e o PFL livra o Roberto Brant. As cabeças premiadas são a minha e a do José Dirceu. Eles entendem que com duas cabeças premiadas o Brasil vai ficar satisfeito. Cassado o Jefferson, agora vamos cassar o José Dirceu na representação que eu fiz. Por que vou ser massa de manobra desse acordo? Eu não. Não gosto do José Dirceu, nem o aprovo. Mas não serei massa de manobra nesse acordão. Vou retirar a representação.

Para ler a notícia completa no jornal O Globo, clique AQUI