.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

segunda-feira, setembro 19, 2005

Deputados analisam possível sucessão de Severino

A crise política gerada pelas denúncias do empresário Sebastião Buani contra o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, continua repercutindo em plenário.
Na sessão de hoje, o deputado Gastão Vieira (PMDB-MA) disse que uma eventual sucessão de Severino ocorreria em condições especiais, razão pela qual o processo de escolha do novo presidente não pode ser igual aos anteriores. "Devemos escolher um presidente independentemente de tamanho de bancada e de influência de partidos. O importante é viabilizar um equilíbrio entre as correntes políticas da Casa", argumentou o deputado. Para Vieira, o sucessor de Severino deveria ser uma pessoa com aceitação junto à sociedade e capacidade de melhorar a imagem do Poder Legislativo e da classe política. O deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) reforçou essa tese: "A Câmara precisa emergir da crise com uma solução que garanta o resguardo da imagem da própria Casa e de todos os parlamentares", afirmou. Agenda política
Segundo o vice-líder do governo Beto Albuquerque (PSB-RS), a eventual sucessão não deve se basear em partidos ou em nomes, mas em propostas de trabalho. "Há assuntos de grande interesse do País que devem ser tratados pela Câmara, como o desenvolvimento regional, a proteção da Amazônia e o barateamento do transporte público", destacou.
Na avaliação de Perpétua Almeida (PCdoB-AC), Severino não deveria renunciar ao mandato, pois "o correto seria passar pelo crivo das investigações". De qualquer maneira, segundo ela, é necessário que Severino fale à Nação para esclarecer os seus atos.
Ainda para Perpétua, não se pode esquecer que o empresário Sebastião Buani é "um réu confesso, um pagador de propinas"; e que deveria "ser varrido desta Casa, responder pelas suas ações e ser punido por elas". O deputado João Fontes (PDT-SE), por sua vez, considerou "lamentáveis" as negociações nos bastidores para escolher o novo presidente da Câmara. Antes de pensar em nomes, segundo ele, é fundamental avaliar a biografia dos candidatos para que o escolhido seja alguém "sem máculas".
As informações são da Agência Câmara.
Reportagem - João Pitella Junior
Edição - Rejane Oliveira