.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

quinta-feira, setembro 29, 2005

Delcídio anuncia prorrogação do prazo de funcionamento da comissão

Na segunda reunião administrativa em que não se conseguiu votar nenhum requerimento, o presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), anunciou que vai prorrogar o prazo de funcionamento da CPI. Decepcionado com a ausência de quórum na reunião - fato que impediu que fossem aprovados requerimentos para quebras de sigilo e tomadas de depoimentos -, o senador também revelou que pedirá providências à Mesa da Casa para agilizar os trabalhos e que registrará o nome dos faltosos para que "a opinião pública saiba quem está provocando atrasos".
- Não vou compactuar com esse tipo de manobra - disse Delcídio.
Manobra
A oposição também protestou contra o que chamou de "manobra da base governista", que serviria para esvaziar a reunião da CPI, evitando, assim, a aprovação de requerimentos como o que pedia preferência para votar a convocação do presidente da empresa de engenharia GDK, César Oliveira, do presidente da Petrobras, José Sérgio de Azevedo, e do diretor de Exploração e Produção da estatal, Guilherme Estrella. Eles seriam chamados para explicar as acusações de superfaturamento em contratos.
Segundo o deputado Onyx Lorenzoni (PFL-RS), a base aliada quer impedir o ressurgimento do "escândalo da Land Rover" - numa referência ao "presente" dado pela GDK ao ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira.
A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) refutou a acusação de que o governo tenha promovido o "esvaziamento" da reunião e afirmou que a oposição impede o avanço dos trabalhos com os "insistentes" pedidos de preferência que têm sido apresentados nas últimas reuniões administrativas.
Prejuízos
Com a suspensão da reunião, a agenda que havia sido preparada pelo relator da CPI, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), ficou prejudicada. Ele pretendia trazer "novos elementos" às investigações documentais que a comissão vem fazendo, como informações a respeito das franquias dos Correios - ninguém da área foi ouvido até o momento - e dos contratos de obras, o que, de acordo com Serraglio, dirigiria o foco das investigações, ou seja, começaria a indicar as origens dos recursos que passaram pelo "propinoduto".
- Há mais de 20 dias estamos sem aprovar nada, não nos deixam aprovar as coisas mais elementares - lamentou o deputado.
Outro requerimento que estava na pauta para ser aprovado era o que determinava o depoimento do doleiro Dário Messer, acusado por Antonio Oliveira Claramunt, o Toninho da Barcelona, de ser "o doleiro do PT".
O sub-relator de Fontes Financeiras da CPI dos Correios, deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), revelou ter recebido parte da documentação apreendida na casa de Marco Túlio Prata, irmão de Marco Aurélio Prata, contador do empresário Marcos Valério. Segundo Fruet, os documentos divergem dos apresentados por Valério em seu depoimento à CPI e, inclusive, o suposto empréstimo feito para o PT não aparece nos registros.
- Ele não emprestou o dinheiro para o PT, foi apenas o intermediador - disse.
As informações são da Agência Senado.