.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

terça-feira, setembro 06, 2005

Situação de Severino inquieta Lula

O blog publica a primeira página da edição de hoje do jornal "Tribuna da Imprensa", do Rio. Abaixo, uma das notícias de destaque:
Situação de Severino inquieta Lula
BRASÍLIA - Os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Nelson Jobim, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Édson Vidigal, e do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), conversaram hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre as preocupações dele com os ataques que são feitos ao presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE).
Lula, que, a princípio, se sentiu aliviado com o desvio de foco dos ataques do governo para o Legislativo, também tem inquietações com a desestabilização de Severino por causas das conseqüências que isso poderá ter para a administração federal, uma vez que os possíveis sucessores, todos da oposição, agiriam contra o Poder Executivo.
No Palácio do Planalto, a avaliação é de que o movimento pode representar uma escalada para tentar atacar os chefes dos Poderes, que começou pelo Executivo e agora chegou ao Legislativo, podendo estender-se pelos demais. Daí, a apreensão do presidente, Jobim, Vidigal e Calheiros com os ataques ao presidente da Câmara.
"A oposição está partindo para tudo", afirmou um interlocutor de Lula, ao lembrar que os opositores voltaram a radicalizar por causa das eleições de 2006, uma vez que ele abriu uma brecha quando disse que não decidiu se é candidato ou não à reeleição. Os ataques a Severino foram considerados, no Planalto, como "uma manobra das oposições que podem até colocar as instituições em risco". Este tipo de desassossego foi verbalizado pelos presidentes do STF e STJ, durante o dia. Por isso, todos recomendavam "muita calma" para tratar da crise Severino.
Para a Presidência da República, não é bom que o presidente da Câmara deixe o cargo, apesar de ele não ser considerado, de todo, um aliado plenamente confiável. Embora a Presidência não tenha nenhum interesse em deixar Severino ser lançado aos leões, também não pretende e alega até não ter condições de ajudar a salvá-lo. O governo ressalta, por exemplo, que agirá da forma que puder para dar ajuda a ele, como pôr a Polícia Federal (PF) atrás dos chantagistas, ainda mais que considere inadmissível ele ser acuado.Assessores palacianos disseram que Severino recebia o bombardeio porque colou a imagem na de Lula.
Mas os mesmos interlocutores afirmam que, por isso mesmo, não seria bom que a administração federal partisse para a defesa do deputado do PP de Pernambuco porque isso poderia prejudicá-lo ainda mais. Ressalvam, no entanto, que o Poder Executivo está abatido, não tem forças para ajudar a salvar Severino e qualquer movimentação em favor dele, vinda do Palácio do Planalto, poderia acabar por atrapalhá-lo.

Para ler a notícia completa na edição da "Tribuna da Imprensa", clique AQUI