Suplicy quer divulgação de contas de campanha na Internet
O candidato a cargo eletivo que não colocar suas contas à disposição do público, por meio da Internet, poderá ter o registro cassado. É o que estabelece o projeto de lei 283/05, de autoria do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que aguarda indicação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde receberá decisão terminativa.De acordo com a proposta, a prestação de contas de cada candidato - no que diz respeito às receitas e despesas de campanha - será atualizada e divulgada diariamente pelos partidos, por meio da rede mundial de computadores. Caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo o texto, divulgar semanalmente, em páginas eletrônicas oficiais, os dados consolidados do período, quando se tratar de eleições nacionais. A mesma tarefa caberia aos tribunais regionais eleitorais no caso de eleições estaduais e municipais.
- O conhecimento dessas informações propiciará ao eleitor avaliar a compatibilidade dos recursos financeiros que recebem os candidatos e os gastos que realizam durante a campanha eleitoral. Desse modo, pode o cidadão ter os esclarecimentos quanto ao comportamento de cada candidato em termos de compromisso com a verdade e a dimensão da influência do poder econômico em sua candidatura - afirma Suplicy na justificação do projeto.
O senador lembra que em 2002, durante reunião do Diretório Nacional do PT, o deputado Chico Alencar (PT-RJ) sugeriu que o partido colocasse na Internet, em tempo real, as receitas e despesas feitas por todos os candidatos.
- Infelizmente, a direção do PT não concordou, pois entendeu que esse procedimento só seria eficaz se valesse para todos os partidos políticos - recorda Suplicy.
As informações são da Agência Senado, com foto de Célio Azevedo.







![[PROERD] www.proerd.com.br](http://www.proerd.com.br/botao.gif)








0 Comments:
Postar um comentário
<< Home