Aftosa: Mais de 1.600 reses serão mortas em MS
O blog divulga nota técnica sobre as ações de contenção da febre aftosa, divulgada há pouco pelo Iagro:
NOTA TÉCNICA Nº 2
AÇÕES PARA ERRADICAÇÃO DO FOCO DE FEBRE AFTOSA NOS MUNICÍPIOS DE ELDORADO-MS E JAPORÃ-MS
Ações do dia 27/10/2005O
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro/MS), apoiados pela Defesa Civil, Polícia Militar e Instituto e Desenvolvimento Agrário, Assistência e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Idaterra) informam as ações para conter o foco de febre aftosa que se instalou nos municípios de Eldorado e Japorã.
Eldorado
Avaliação para sacrifício sanitário:
Os lotes do Projeto de Assentamento Floresta Branca cujos animais estiveram em contato com os animais do lote 75 estão sendo avaliados para sacrifício sanitário. Os animais a serem sacrificados estão nos seguintes lotes:
- Lote 65- 29 bovinos e um suíno
- Lote 67- 20 bovinos e seis suínos
- Lote 74 – 25 bovinos e sete suínos
- Lote 76 - 14 bovinos.
Visitas em vigilância sanitária ativa: Foram visitadas 14 propriedades sendo vistoriados 452 animais.
Japorã
No município de Japorã foi colhido epitélio bucal e podal em mais um lote do Projeto Assentamento Savana e encaminhado ao laboratório.
Na área infectada que compreende os focos em um raio de 11,5 Km foram realizadas 32 visitas em vigilância sanitária ativa.
Avaliação para sacrifício sanitário:
Já foram avaliados mais 14 lotes para sacrifício sanitário no município de Japorã totalizando 1.629 bovinos a serem sacrificados nos próximos dias.
Foram sacrificados 373 bovinos da fazenda Guairá totalizando 488 sacrificados até a presente data.
Barreiras Sanitárias na área de emergência:
Vinte postos de desinfecção estão estabelecidos para evitar a disseminação do vírus por veículos que trafegam na área. Nestes postos estão sendo desinfetados, em média, 454/dia, destes apenas dois veículos são transportadores de animais para consumo da população na área de emergência sanitária.
Educação em saúde na área de emergência:
Foi realizada uma reunião com os proprietários de sítios, do Projeto de Assentamento Savana, que apresentam animais doentes e que serão sacrificados. A reunião foi acompanhada profissionais de psicologia e assistência social.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home