.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

quinta-feira, outubro 27, 2005

Aftosa: Mais de 1.600 reses serão mortas em MS

Reses mortas no programa de "abate profilático" na fazenda Vezozzo, em Eldorado, MS (Foto de arquivo do blog: Wanderson Lara/APn/11.10.05)

O blog divulga nota técnica sobre as ações de contenção da febre aftosa, divulgada há pouco pelo Iagro:
NOTA TÉCNICA Nº 2
AÇÕES PARA ERRADICAÇÃO DO FOCO DE FEBRE AFTOSA NOS MUNICÍPIOS DE ELDORADO-MS E JAPORÃ-MS
Ações do dia 27/10/2005O
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro/MS), apoiados pela Defesa Civil, Polícia Militar e Instituto e Desenvolvimento Agrário, Assistência e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Idaterra) informam as ações para conter o foco de febre aftosa que se instalou nos municípios de Eldorado e Japorã.

Eldorado
Avaliação para sacrifício sanitário:
Os lotes do Projeto de Assentamento Floresta Branca cujos animais estiveram em contato com os animais do lote 75 estão sendo avaliados para sacrifício sanitário. Os animais a serem sacrificados estão nos seguintes lotes:
- Lote 65- 29 bovinos e um suíno
- Lote 67- 20 bovinos e seis suínos
- Lote 74 – 25 bovinos e sete suínos
- Lote 76 - 14 bovinos.
Visitas em vigilância sanitária ativa: Foram visitadas 14 propriedades sendo vistoriados 452 animais.

Japorã
No município de Japorã foi colhido epitélio bucal e podal em mais um lote do Projeto Assentamento Savana e encaminhado ao laboratório.
Na área infectada que compreende os focos em um raio de 11,5 Km foram realizadas 32 visitas em vigilância sanitária ativa.

Avaliação para sacrifício sanitário:
Já foram avaliados mais 14 lotes para sacrifício sanitário no município de Japorã totalizando 1.629 bovinos a serem sacrificados nos próximos dias.
Foram sacrificados 373 bovinos da fazenda Guairá totalizando 488 sacrificados até a presente data.

Barreiras Sanitárias na área de emergência:
Vinte postos de desinfecção estão estabelecidos para evitar a disseminação do vírus por veículos que trafegam na área. Nestes postos estão sendo desinfetados, em média, 454/dia, destes apenas dois veículos são transportadores de animais para consumo da população na área de emergência sanitária.

Educação em saúde na área de emergência:
Foi realizada uma reunião com os proprietários de sítios, do Projeto de Assentamento Savana, que apresentam animais doentes e que serão sacrificados. A reunião foi acompanhada profissionais de psicologia e assistência social.