Embargo da UE à carne brasileira não afeta exportações, diz Pratini de Moraes
O embargo parcial das importações de carne brasileira pela União Européia (UE) e pela Rússia não deve afetar as exportações do produto pelo Brasil, segundo avaliação do ex-ministro da Agricultura Vinícius Pratini de Moraes, atual presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).
A UE confirmou nesta quarta-feira o embargo à importação de carnes desossadas e maturadas produzidas no Mato Grosso do Sul, onde foi detectado o foco de aftosa, e nos Estados de São Paulo e Paraná.
Já a Rússia manifestou a intenção de proibir somente as importações de carnes produzidas no Mato Grosso do Sul.
Segundo Pratini de Moraes, esses Estados respondem somente por 23% da carne produzida no Brasil. Com isso, seria possível um remanejamento interno para que outras regiões produtoras supram o mercado perdido pelas áreas afetadas pelo embargo.
"Há produção de carne do Rio Grande do Sul até o Mato Grosso. É perfeitamente possível continuar exportando normalmente se o embargo se restringir à área afetada", disse Pratini de Moraes à BBC Brasil de Roma, onde participa da Conferência Internacional da Carne.
Para ler a notícia completa, na BBC Brasil, clique AQUI
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home