Nós, a imprensa
A imprensa séria apenas relata fatos. Só isso. Ou tudo isso.
Leia o artigo que está na edição de amanhã do jornal "O Globo", do Rio:
Nós, a imprensa
ALI KAMEL
No meio da crise política, a imprensa virou alvo. Os que aparecem como acusados falam em massacre e em conspiração. Alguns acusadores falam em benevolência e falta de firmeza. Ninguém fala em espelho.
É comum. Mesmo entre os maiores defensores da liberdade, muitas vezes ouvi coisas do tipo: “Como é que vocês abrem espaço para um assunto como esse?” O assunto pode ser legítimo, mas, se fere a suscetibilidade de um determinado grupo, ele quer vê-lo banido do noticiário. Todos têm uma tendência de ver o espaço para suas idéias sempre mais reduzido do que o espaço para as idéias de seus adversários. Um estágio nas redações do país acabaria com essa ilusão autoritária.
A cada minuto, os jornalistas devem estar prontos para ter acesso ao que acontece no Brasil e no mundo. Devem ser capazes de captar os fatos, escolher aquele com relevância para ser divulgado, entendê-lo, decodificá-lo e recodificá-lo numa linguagem acessível a multidões. É um processo contínuo, sem trégua, até o fechamento.
A regra é aquela exigida pelo público: cobrir os eventos com correção, abordando todos os ângulos e dando voz a todas as personagens. Mas sempre há quem lembre que exercitar permanentemente a crítica para evitar a intromissão da nossa subjetividade, e a conseqüente falta de isenção, é impossível num processo frenético como o jornalístico. Mas será mesmo que nós jornalistas estaremos condenados a oferecer ao público informação contaminada, material enviesado?
Não, eu digo não com tranqüilidade. Porque o mesmo ambiente e o mesmo processo que tornam impossível um exercício auto-reflexivo contínuo de crítica aos nossos valores produzem a vacina contra a falta de isenção, contra a contaminação do noticiário pelos valores do editor, pelo olhar do editor: o jornalismo é sempre um trabalho coletivo. Não existe o jornalismo de uma pessoa só. A vacina é então a multiplicidade de cabeças que fazem um jornal.
Para ler o artigo completo, na edição de amanhã do jornal "O Globo", do Rio, clique AQUI
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home