.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

segunda-feira, dezembro 05, 2005

Carlos Velloso diz que revisão de penas pode acabar com caixa 2

Carlos Velloso diz que revisão de penas pode acabar com caixa 2. A notícia é de Benedito Mendonça, repórter da Agência Brasil:
Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está propondo o aumento das penas previstas nos crimes de caixa 2 de um ano para três anos, a mínima, e de cinco para oito anos, a máxima. A informação foi dada hoje pelo presidente do tribunal, ministro Carlos Velloso, ao entregar o anteprojeto de revisão dos delitos eleitorais para avaliação dos membros da Ordem dos Advogados do Brasil. Para o ministro o aumento das penas poderá acabar com a prática de caixa 2 ou reduzi-la a proporções ínfimas.
Segundo Velloso, hoje, o delito cuja pena que mais se aproxima do caixa 2 é o crime de falsidade material e ideológica, que é punido com até 5 anos de reclusão. O ministro explicou que a ampliação das penas está sendo proposta para acabar com a impunidade. Segundo ele, geralmente as pessoas que estão submetidos a processos dessa ordem não têm antecedentes criminais e, como a pena é de um ano, acaba prescrevendo.
"Esperamos com isso levar a punição para aqueles que praticam esse tipo de delito, o que faz desequilibrar a balança das eleições". Velloso afirmou que o TSE tem trabalhado no sentido de acabar com a "cultura de banditismo" nas eleições. "Aliás, quem disse que caixa 2 é coisa de bandido foi o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, com quem estou inteiramente de acordo", afirmou. Velloso se disse favorável à verticalização (que obriga os partidos a manter a nível regional as mesmas alianças firmadas nas eleições para presidente). Para ele, esse é um mecanismo moralizador do processo eleitoral, uma vez que fortalece os partidos políticos e evita os "conchavos".