.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

terça-feira, janeiro 31, 2006

Pantanal Sul: Cardumes estão menores e peixes retornam ao rio Taquari

Saul Schramm Jr./APn
Secretário José Elias (E) anuncia esforços do Estado e da sociedade para recuperar o Taquari e alerta para a necessidade de trégua à natureza


Campo Grande (MS) – Estudo feito por técnicos da Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) durante o período de defeso da piracema 2005/2006 atesta a redução nos estoques pesqueiros nos rios de Mato Grosso do Sul, mas traz um dado animador: os peixes estão voltando ao rio Taquari, o mais emblemático curso d’água do Estado que agoniza há anos pelo assoreamento e de onde os cardumes haviam desaparecido há mais de uma década.
Os dados do monitoramento dos recursos pesqueiros foram apresentados na manhã de hoje, em entrevista coletiva na Sema, em Campo Grande, pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Elias Moreira, e o superintendente de Pesca, Thomaz Lipparelli. Os técnicos trabalharam durante 168 dias, coletando amostras de pacu, curimbatá, dourado e pintado dos rios Miranda, Aquidauana e Taquari, avaliando o processo reprodutivo das espécies.
A conclusão é de que as espécies cumpriram a atividade reprodutiva no período estimado, não sofrendo influências que pudessem comprometer o processo, nem por parte de alterações climáticas (estiagem que perdurou até início de novembro), nem pela ocorrência de acidente ambiental. A reprodução foi satisfatória, com início de maturação da desova em setembro para o curimbatá, outubro para as demais espécies, e pico entre novembro e dezembro.Produtividade – Com relação à produtividade, o estudo mostra que continua em queda o volume dos recursos pesqueiros do Estado. Dados apresentados pelo superintendente de Pesca, Thomaz Lipparelli, mostram que em 1981 a média de captura por dia no rio Miranda era de 222 quilos de peixes por pescador; em 2004 caiu para 7,21 quilos e no ano passado baixou ainda mais, para 6,6 quilos.
Diversos fatores exercem pressão sobre os cardumes, argumentou Thomaz, enfatizando que a pesca predatória e para fins comerciais se destacam. Esses números reforçam a proposta de moratória à pesca profissional apresentada pelos governos de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, afirmou o secretário José Elias Moreira. “Ou a gente dá uma trégua para a natureza se recompor, ou logo não haverá mais peixes, aí a pesca se acaba obrigatoriamente.”
Taquari – A novidade animadora desse monitoramento foi o retorno dos peixes ao rio Taquari, citou Lipparelli. Há quinze anos não era capturada quantidade significativa no Taquari, durante os trabalhos de monitoramento, o que levava a concluir que a vida aquática estava ameaçada no rio. A equipe esteve no Taquari na primeira semana de outubro. Em quatro dias foram capturados 43 curimbatás, oito piraputangas, seis dourados, quatro pacus, três pintados, duas cacharas e um jaú. “A diversidade de espécies e a quantidade capturada nos possibilitam dizer que há fortes indícios da recuperação produtiva pesqueira no rio Taquari. Mas só depois de um ano será possível ter essa certeza”, observou Lipparelli. A Sema fará, a partir do fim da piracema, em março, um trabalho sistemático de monitoramento dos estoques pesqueiros do rio, anunciou.
A revitalização do rio já é resultado dos esforços do governo do Estado e da sociedade no sentido de recuperar o Taquari, observou o secretário José Elias Moreira. Medidas como a preservação das cabeceiras, com a constituição do Parque Estadual das Nacentes do Rio Taquari, a recomposição das matas ciliares – que já começou sob fiscalização do Estado – e até mesmo a correta destinação dos dejetos suínos das granjas da região são alentos para a vida aquática, que responde de imediato, apontou Moreira. Durante o trabalho de monitoramento – que começou em setembro do ano passado e se estende até fim de fevereiro – os técnicos da Sema constataram a prática da pesca predatória nos três rios (Aquidauana, Miranda e Taquari), apesar da pressão e do rigor da fiscalização da Polícia Militar Ambiental (PMA). O major da PMA, José Longato, representou a corporação na coletiva desta terça-feira.

Fonte: João Prestes - Sema