.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Leia a íntegra do Café com o Presidente

Leia abaixo a íntegra do programa "Café com o Presidente", transmitido pela Rádio Independente:

Luiz Fara Monteiro: Bom dia você em todo o Brasil, eu sou Luiz Fara Monteiro e começa agora o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Bom dia presidente.
Presidente Lula: Bom dia Luiz.
Luiz Fara Monteiro: Presidente, esta semana o senhor viaja a seis diferentes estados para visitar obras de novas universidades federais e locais também onde estão sendo abertos cursos das chamadas extensões universitárias. Por que é importante levar o ensino superior para o interior do país?
Presidente Lula: Luiz, primeiro cumprimentar nossos ouvintes e dizer ao povo brasileiro que nós estamos fazendo as extensões universitárias tirando braços das universidades da capital e levando para o interior, ou seja: são cursos novos que estamos criando no interior para evitar que jovens que vivem distante 600, 500, 700 quilômetros da capital tenham que sair da sua cidade natal para vir para a capital estudar, às vezes em condições totalmente desfavoráveis, sobretudo as condições financeiras. Então nós estamos levando as universidades federais para o interior do país. São 40 extensões que estamos fazendo. Nessa viagem agora eu vou a Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, que vai ter a Universidade São Francisco. Nós vamos a Arapiraca, em Alagoas, a Parnaíba, no Piauí, nós vamos a Imperatriz, no Maranhão, a Marabá, no estado do Pará. E por que nós vamos fazer essa visita?. Na verdade, eu vou fiscalizar as obras para ver se as obras estão andando como quero que andem. Ao todo, são R$ 592 milhões para essas extensões. Então, o governante tem que visitar para ver se está acontecendo aquilo que ele decidiu fazer porque, muitas vezes, ele decide e as coisas demoram mais que o previsto. Eu quero acompanhar de perto, porque educação de qualidade é um compromisso do meu governo, educação de qualidade é um compromisso do Brasil com o povo e, sobretudo, é a certeza absoluta que nós temos de que somente através da educação de qualidade o Brasil vai se transformar em país de padrão de primeiro mundo.
Luiz Fara Monteiro: Mas, presidente, para ampliar a educação é preciso contratar professores. E o seu governo está fazendo isso?
Presidente Lula: Nós estamos contratando aquilo que é preciso contratar. Desde 2003 até agora contratamos 9.008 novos docentes para as universidades. Numa demonstração de que nós não estamos medindo nenhum esforço para que a gente possa dar à educação a qualidade que ela precisa. Educação a gente não fala, faz. E nós estamos fazendo aquilo que é preciso.
Luiz Fara Monteiro: Agora presidente, o investimento em educação sempre foi muito setorizado. O seu governo está preocupado em contemplar todos os níveis de ensino?
Presidente Lula: Sim. Todos os níveis do ensino fundamental, do ensino básico agora com o Fundeb, até a universidade. Eu quero agradecer a Câmara dos Deputados que aprovou o Fundeb, vai votar logo, logo no Senado, e eu tenho a convicção de que o Senado vai votar porque os senadores têm responsabilidade com a educação neste país. Com isso, nós vamos garantindo a implantação de uma educação efetivamente de qualidade. Eu sancionei, no início de fevereiro, uma lei que garante às crianças estudar nove anos ao invés de oito anos. O que significa isso? Significa que a partir de agora, de forma paulatina, as crianças vão entrar na escola com seis anos de idade. Porque antes funcionava assim: quem tem um pouco mais de recurso coloca seu filho numa pré-escola. Quando vai entrar no ensino fundamental, a criança já está preparada. Uma criança pobre, de família pobre, que não tem condições de colocar seu filho na escola, essa criança entra com um ano atrasado em relação àquela que tem uma pré-escola. Então o Fundeb vai permitir que a gente cuide da criança do dia que nasce até o ensino médio, dando ao povo brasileiro um padrão de educação que todo mundo dá, que o mundo desenvolvido deu. Por isso que se transformou no mundo desenvolvido.
Luiz Fara Monteiro: O senhor vai ao Nordeste esta semana, mas no final da semana passada foi ao Sul. O senhor inclusive anunciou medidas de incentivo à cadeia produtiva da uva e do vinho. Essas medidas podem ajudar no desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul, presidente?
Presidente Lula: É importante lembrar que no Rio Grande do Sul, ainda falando em educação, nós anunciamos em Bagé, a Universidade do Pampa. Tem instalação de campi em 10 cidades que começa a ser feita em abril. O Sul do país é uma região nobre. É uma região onde o povo teve oportunidade de ter escola primeiro do que outras partes do Brasil. Por isso que o Sul é uma região desenvolvida. O povo é bem informado. E nós temos que tratar da Região Sul com um carinho especial. Por isso é que nós fomos a Flores da Cunha, fomos a Caxias na festa da uva anunciar as medidas que o governo federal está tomando, não apenas para garantir o melhor preço aos vinhos brasileiros, para garantir o melhor preço aos plantadores de uva, mas também para garantir investimentos em conhecimento, em tecnologias novas para que a gente possa ser cada vez mais competitivo no mercado internacional.
Luiz Fara Monteiro: Obrigado presidente e até semana que vem.
Presidente Lula: Obrigado Luiz e até a próxima semana. Luiz Fara Monteiro: Café com o Presidente volta segunda-feira e você pode ouvir também nosso programa na internet: www.radiobras.gov.br e até mais.

Fonte: Radiobras