.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

domingo, fevereiro 19, 2006

Não ligo para picuinhas, diz prefeito Luiz Felipe Orro

Jornalista e radialista Armando Anache e prefeito Luiz felipe Ribeiro Orro (PDT), durante entrevista ao vivo na Rádio Independente, no sábado (18). Fotos de Francis Torres/Pantanal News.
(E p/ D, no sentido horário): Presidente da Liga Esportiva Aquidauanense e diretor da Equipe Fiel de Esportes da Rádio Independente, Antonio Pinto; jornalista e radialista Armando Anache (camisa azul); prefeito Luiz Felipe Ribeiro Orro; presidente da Câmara, Moacir Melo; vereador Sebastiãozinho do Taboco e assessor de imprensa da prefeitura de Aquidauana, Wilson de Carvalho.

O prefeito de Aquidauana, Luiz Felipe Ribeiro Orro (PDT) garantiu ontem (18), em entrevista ao vivo no programa Armando Anache, na Rádio Independente, que não "dará bola" para "picuinhas" e "fofocas" que fazem a respeito da sua segunda administração, depois da reeleição em 2004.

Para quem não sabe, o dicionário do mestre Houaiss ensina que o termo "picuinha" significa:
"1 o primeiro piado das aves
2 (1720) dito picante, mordaz, malévolo; remoque, piada, picueta, picuetada
3 atitude ou dito cujo intuito é contrariar, aborrecer outrem; pirraça, provocação
4 hostilidade um tanto gratuita, prevenção, desconfiança, implicância, cisma."

Eu perguntei ao prefeito o que ele achava das críticas feitas, no sábado passado (11) pelo seu vice-prefeito, José Henrique Trindade (PMDB) e pelo ex-vereador e ex-secretário de Saúde do seu governo, Paulo Reis (PMDB), que foi o segundo candidato mais votado para vereador mas não assumiu por falta de votos na legenda.
No mesmo programa Armando Anache, na Rádio Independente, os dois políticos afirmaram que "o prefeito Luiz Felipe participa até de aniversário de 15 anos, na cidade, ao invés de tratar de assuntos mais importantes do município."
Orro foi acusado de "não cumprir acordos políticos que assume" e de "não dar a atenção devida às praças existentes na cidade, que estão abandonadas."
O ex-vereador e ex-secretário de Saúde de Orro, Paulo Reis, criticou projeto da Câmara de Vereadores, que aumentou para R$400,00 as diárias para viagens nacionais feitas pelos vereadores.
O presidente da Câmara de Aquidauana, Moacir Pereira de Melo (PDT), rebateu as críticas, afirmando que "as diárias tiveram os valores aumentados, mas isso não quer dizer que todos os vereadores receberão essa quantia, pois isso só ocorre quando eles viajam em missões oficiais e haverá um controle eficiente da parte da Mesa Diretora neste ano."
Para o vereador Moacir Melo, "Paulo Reis deve ter se esquecido dos tempos em que era um bom vereador e excelente tribuno, quando discutia temas polêmicos no Plenário e, agora, provavelmente, deve estar magoado por não ter assumido uma cadeira depois das eleições de 2004, permanecendo sem mandato."
Perguntei ao ex-presidente da Câmara de Aquidauana, vereador Sebastiãozinho do Taboco (PMDB), se as críticas feitas contra o prefeito pelo vice-prefeito e pelo ex-secretário de Saúde de Felipe Orro, ambos do PMDB, refletiam o pensamento da bancada na Câmara.
Para Sebastiãozinho, "essas críticas não tem nada a ver com o meu pensamento na Câmara, pois a minha posição é de total apoio ao prefeito Luiz Felipe Orro e deixei essa posição bem clara ao discursar na abertura dos trabalhos legislativos na sexta-feira (17)."
O vereador peemedebista estranhou o fato de não ter sido chamado para a reunião que o partido fez no sábado passado (11), no hotel Portal Pantaneiro, em Aquidauana - que pertence à família do vice-prefeito José Henrique Trindade -, quando foi recepcionado o deputado federal Nelson Trad (PMDB-MS), que integra a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados e é pai do prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB).
Sebastiãozinho disse que nem ao menos sabia da reunião dos integrantes do PMDB - que ele representa na Câmara - em Aquidauana com o líder estadual e regional, que veio à cidade tratar de assuntos relacionados com as eleições de outubro, quando o partido deverá lançar um candidato a deputado estadual, escolhido pelo diretório municipal.
Lembrei ao vereador Sebastiãozinho que o fato dele não ter sido convidado para a reunião, com direito a almoço, lembrava o jantar num restaurante de luxo, em São Paulo, feito em torno do prefeito José Serra (PSDB), com a participação do alto tucanato - ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, governador de Minas Aécio Neves e o presidente da sigla e senador Tasso Jereissati -, para tratar da eleição presidencial deste ano; sem que fosse convidado o governador Geraldo Alckmin, que também é pré-candidato a candidato pelo partido.
O vereador Sebastiãozinho do Taboco respondeu ao meu comentário com um sorriso no rosto.
Perguntei ao prefeito Luiz Felipe Ribeiro Orro (PDT): __O senhor é candidato a deputado estadual? Se isso acontecer, a prefeitura será passada ao vice-prefeito José Henrique Trindade (PMDB).
Orro, como todo bom político, não respondeu nem sim nem não, muito pelo contrário. Apenas afirmou - sem usar a famosa frase que já se tornou um jargão na crônica política: "O futuro a Deus pertence" - que é um soldado do partido e, se este achar que ele deverá concorrer, ele irá encarar o desafio de frente.
Luiz Felipe Ribeiro Orro deixou escapar, durante a entrevista, que "existem pesquisas de opinião que garantem o meu bom desempenho na prefeitura e me destacam com um excelente nome para disputar a eleição para deputado estadual, por representar uma nova liderança na região sudoeste de Mato Grosso do Sul."
Orro ressaltou que "quando entro numa campanha político, vou a fundo, normalmente trabalhando muito mais do que seria necessário, andando muito pelas ruas e pelos bairros; e preparo e fôlego não me faltam nesses momentos."
Disse ao prefeito Luiz Felipe Ribeiro Orro que o seu pai, deputado estadual Roberto Orro (PDT), poderia ser candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Campo Grande, André Puccinelli (PMDB); segundo comentários que chegam da Capital.
Luiz Felipe preferiu não comentar, mas garantiu que conversa muito sobre política com o seu pai e essa questão ainda não foi colocada.
Permanece, portanto, a dúvida: O deputado Orro será candidato à reeleição ou lançará o filho e prefeito de Aquidauana, Luiz Felipe?
Luiz Felipe Ribeiro Orro aproveitou a entrevista para anunciar que deverá entregar, dentro de alguns meses, a obra do novo aterro sanitário de Aquidauana, que está sendo construído fora do perímetro urbano, na rodovia MS-419. O prefeito ressaltou que muitos empregos indiretos serão criados depois da entrada em funcionamento do aterro sanitário, com a adoção da coleta seletiva do lixo no município.
Por enquanto, o "lixão" da cidade permanece na Vila Santa Terezinha. Essa questão tem causado muitas dores de cabeça ao jovem prefeito que, na sua primeira eleição, em 2000, garantiu durante um debate com o então candidato do PT, empresário Fauzi Suleiman - hoje no PMDB - que resolveria o problema do lixo na cidade em seis meses, logo depois da sua posse. Já se passaram cinco anos desde a posse em 1.° de janeiro de 2001.
O prefeito, no entanto, garante que as obras do aterro sanitário estão adiantadas e desta vez a inauguração está próxima.
No fim da entrevista, que teve a participação do colega e diretor da Equipe Fiel de Esportes da Rádio Independente, Antonio Pinto, o prefeito Orro respondeu às suas perguntas relativas ao esporte na região e ao Estádio Municipal de Aquidauana, antigo Noroeste, que está sem água, luz e pintura.
Luiz Felipe Ribeiro Orro anunciou que está buscando recursos federais, em Brasília, para fazer obras no entorno do Estádio Municipal. Fez um compromisso de conseguir dinheiro próprio da prefeitura para reformar o antigo Noroeste, ou "Norusca".
O presidente da Câmara, Moacir Melo, lembrou ao meu colega Antonio Pinto, que também é presidente da Liga Esportiva Aquidauanense (LEA), que é necessário levar competições esportivas - principalmente partidas de futebol de campo - aos distritos do município. Destacou o distrito de Cipolândia, onde nasceu e representa na Câmara, afirmando que todas as vezes em que é convidado, o time de Cipolândia vem à Aquidauana disputar partidas. Agora, segundo Moacir Melo, é chegada a hora de ps times da cidade irem até os distritos, que sofrem com a falta de opções de lazer nos fins de semana.
O diretor de esportes da Rádio Independente e presidente da LEA garantiu que irá trabalhar para realizar esse pedido do vereador Moacir Melo. Este ofereceu apoio com ônibus para o transporte das equipes até os distritos rurais. O prefeito Orro também deverá apoiar a idéia.
Voltei ao assunto relacionado às críticas feitas ao prefeito pelo seu vice José Henrique Trindade e pelo ex-vereador e ex-secretário de Saúde Paulo Reis.
Luiz Felipe Ribeiro Orro comentou que "eles são pessoas muito inteligentes e com grande potencial de trabalho, podendo ser aproveitadas em qualquer administração."
Interrompi o prefeito Luiz Felipe afirmando: __Já entendi, prefeito. O senhor, indiretamente, chama ou acena ao ex-vereador Paulo Reis para que ele volte a integrar a sua equipe de secretários municipais.
O prefeito sorriu mineiramente, sem nada falar ao microfone.
Nesta nossa região, caro (a) leitor (a) do blog, há um fato que, coincidentemente, se repete a cada época de eleições: Críticas são feitas contra este ou aquele grupo político para, logo em seguida, todos os envolvidos resolverem seus mais diversos problemas, com nomeações e empregos públicos e outros "regalos", ou presentinhos ou simpáticos mimos. Comenta-se que, às vezes, porteiras de fazendas são graciosamente abertas, para receber muitas cabeças de gado que, sorridentes, servem para aplacar e minimizar críticas outrora fulminantes.
É claro que tudo isso é folclore e nada tem a ver com o mundo real da política séria e honesta praticada pelos pantaneiros.
Comentei isso no programa Armando Anache e apenas vi risos contidos de todos, sem nenhum comentário. Deve ser sinal, como escrevi acima, de que nada disso acontece no mundo real.
Graças a Deus!