.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

sábado, fevereiro 04, 2006

Leia a sinopse dos principais jornais do Brasil

Leia as manchetes dos principais jornais que circulam hoje:

JORNAL DO BRASIL

- Instituto Nacional de Seguridade Social - Justiça suspende processos
- Alívio - STJ adia decisões por 60 dias para permitir à Procuradoria Geral organizar defesas. (pág. 1 e A6)
- Ausências - Bancadas ignoram presidente da Câmara e, sem ninguém, sessão não abre. (pág. 1 e A5)
- Negativa - Marcos Valério nega envolvimento com existência de suposto caixa dois de Furnas. (pág. 1 e A4)
- Entreatos - Comandante do PMDB paulista, Orestes Quércia nega apoio a Garotinho. (pág. 1 e A3)

FOLHA DE SÃO PAULO

- Navio com 1.400 a bordo afunda no Mar Vermelho
Embarcação egípcia levava peregrinos que voltavam de Meca; causa do
Naufrágio é desconhecida (pág. 1 e A12)
- Na primeira tentativa de assegurar a presença na Câmara às segundas e às sextas de ao menos 10% dos 513 deputados por meio de cotas por partidos, apenas 32 parlamentares chegaram antes das 9h30, prazo máximo para que a sessão seja aberta e considerada válida.
O sistema foi estipulado pelo presidente da Casa, Aldo Rebelo (PC do B-SP), que também não compareceu por estar em viagem. A ausência do número mínimo (51) de deputados impede a realização de sessões, o que atrasa votações de projetos e de pedidos de cassações dos deputados envolvidos no "mensalão". Alguns prazos que precisam ser cumpridos são contados por meio de número de sessões realizadas no plenário. (pág. 1 e A4)
- Em discurso ufanista na cerimônia de assinatura dos primeiros contratos de compra de biodiesel, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que "o biocombustível é nosso".
"Nenhum país do planeta Terra tem as condições do Brasil para competir no combustível alternativo", afirmou Lula.
O biodiesel é feito à base de sementes oleoginosas. O primeiro lote de contratos assinados com a Petrobras é estimado em R$ 50 milhões. (pág. 1 e A8)
- Em 2005, o desemprego na Grande São Paulo caiu mais para pessoas acima de 40 anos, diz o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Sócio-Econômicos).
A taxa geral de desemprego recuou 9,6% no ano passado. A queda foi de 9,8% para trabalhadores de 40 a 49 anos, 25,8% para os de 50 a 59 anos e 23,7% para os de 60 anos ou mais. Segundo o Dieese, as empresas voltaram a requisitar gente mais experiente. (pág. 1 e B1)
- Leia "Supremo trampolim", comentando possível candidatura de ministro do Tribunal; "Explorar para preservar", sobre gestão de florestas (...). (pág. 1 e A2)
- A Universidade Estadual de Mato Grosso aprovou a criação de cotas raciais para professores universitários. Pela proposta, 5% das vagas serão destinadas a candidatos que se declarem negros ou pardos em concurso para docente.
Na instituição, a medida foi aprovada por unanimidade por seu órgão máximo, o Conselho Universitário, mas Procuradoria Geral de Mato Grosso entende que a proposta é inconstitucional e fere os princípios de isonomia e igualdade.
A adoção do regime de cotas para docentes pode ser estendida no país. È que o Ministério da Educação estuda a implementação da medida nas universidades federais, informam Fernanda Bassette e Fátima Takahashi. (pág. 1, C1 e C3)
- Traficantes estão proibindo ou restringindo a manifestação de religiões afro-brasileiras, como umbanda e candomblé, em favelas do Rio.
Para religiosos e líderes de moradores, um dos motivos é a ligação de traficantes com igrejas evangélicas que vêem na umbanda e no candomblé manifestações demoníacas.
Um pai-de-santo foi assassinado em 2002. Terreiros foram fechados e despachos de macumba, proibidos. (pág. 1 e C4)

O ESTADO DE SÃO PAULO

- Governo estuda isenção a investidor estrangeiro
- O Ministério da Fazenda estuda isentar de Imposto de Renda os ganhos de investidores estrangeiros com títulos públicos, hoje taxados em 15%. O presidente Lula já teria aprovado a idéia, apesar de a Receita ser contra. Segundo documento da Fazenda, essa isenção é comum em outros países.
Analistas avaliam que isso pode estimular troca de dívida externa por interna, com o que o governo colocaria títulos de prazos mais longos e as taxas mais baixas.
Também está em estudo a criação de uma espécie de conta-investimento para estrangeiros, que permitiria a transferência de aplicações em ações para títulos públicos e vice-versa sem o pagamento da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira. (pág. 1 e B1)
- O presidente do PMDB, Michel Temer, afastou ontem a possibilidade de o partido apoiar o presidente Lula na eleição deste ano. "Não há a menor possibilidade de o PMDB não ter candidatura própria", disse. (pág. 1 e A8)
- Ao contrário do que diz o presidente do STJ, a interpelação feita ao presidente do STF a respeito de suas pretensões eleitorais, além de ter pé´e cabeça, é uma peça jurídica irretocável. (pág. 1 e A3)
- O PT quer aproveitar a divulgação do dossiê Furnas para desviar as atenções até então voltadas às denúncias de caixa 2 contra ele. A executiva do partido aprovou ontem resolução pedindo apuração de denúncias ligando a estatal ao PSDB e PFL. A ofensiva petista faz parte de uma estratégia para controlar os termos do relatório final da CPI dos Correios e a eventual prorrogação da CPI dos Bingos. (pág. 1 e A10)

O GLOBO

- Propina no Primeiro Emprego derruba segundo de ministério
- O secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Alencar Ferreira, segundo na hierarquia da pasta, foi exonerado junto com outros nove funcionários. Eles são acusados de exigir propina da Cobra Computadores para o desenvolvimento de um sistema de informática do programa Primeiro Emprego, uma das principais promessas da campanha de Lula em 2002, criado para inserir jovens entre 16 e 24 anos no mercado de trabalho.
Ocupantes de cargos de confiança e funcionários terceirizados vinham sendo demitidos desde agosto, quando as irregularidades foram comprovadas em sindicância interna. Mas Alencar Ferreira só perdeu o emprego esta semana depois que o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, soube que o caso seria divulgado pela imprensa. (pág. 1 e 3)
- O empresário Marcos Valério disse à PF que os R$ 4 milhões que deu à campanha do senador Eduardo Azeredo (PSDB) ao governo de Minas, em 98, eram para pagar ao publicitário Duda Mendonça. (pág. 1 e 8)
- O biodiesel, feito a partir de óleos vegetais, começa a ser vendido ainda este mês em postos de quatro estados brasileiros. O presidente Lula comemorou: "Depois de 'O petróleo é nosso', o biocombustível é nosso". (pág. 1, 21 e 22)
- Líderes do PMDB anunciaram ontem o apoio à candidatura à Presidência do governador Germano Rigotto (RS) preferindo o ex-governador do Rio Anthony Garotinho. (pág. 1 e 5)
- Diretores pedirão demissão coleia se houver ingerência política no BC. (pág. 1 e Miriam Leitão)

CORREIO BRAZILIENSE

- Deputados gazeteiros ignoram apelo de Aldo
- De nada adiantou o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), determinar aos partidos uma cota mínima de parlamentares para garantir o quorum nas sessões de sexta e segunda-feira. Ontem, apenas 32 deputados compareceram ao plenário. E mais um dia da convocação extraordinária foi perdido. "Isso não ai se repetir", ilude-se Rodrigo Maia (PFL-RJ). (pág. 1 e 2)
- O governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), teve um dissabor com o presidente Lula, no Planalto. Pensando tratar-se de um petisco oferecido pelo anfitrião, o peemedebista, que é contra uma aliança com o PT, levou à boca sementes de mamona, utilizadas na produção de biocombustível. Alertado de que as oleaginosas são tóxicas e não comestíveis, Requião socorreu-se em um cinzeiro ao lado. (pág. 1 e 4)
- Energia - Liminar proíbe funcionamento de Corumbá IV. (pág. 1 e 28)
- Infância - Lei rígida é o obstáculo à adoção - Apenas nos abrigos federais 20 mil crianças estão à espera de um lar. A mesma legislação que defende os direitos dos pais dificulta o processo adotivo, e as pequenas vítimas da violência vivem boa parte da infância sem uma família. Seis em cada 10 abrigados têm entre 7 e 15 anos. (pág. 1 e 8)

MANCHETES
ESTADO DE MINAS
- Deputados somem no primeiro dia de plantão
O DIA (RJ)
- Concurso para polícia vai ter superesquema contra fraude

Fonte: Agência Brasil