.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

terça-feira, junho 20, 2006

Metas de inflação estão sob controle, diz Meirelles

De acordo com o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, pela primeira vez, desde a implantação do regime de metas de inflação, em 1999, o Brasil conseguiu encerrar o ano passado com expectativa de inflação estabelecida pelo mercado para os dois anos seguintes "firmemente ancoradas nas metas fixadas pelo Conselho Monetário Nacional". Assim, tanto o governo quanto os agentes do mercado esperam que em 2006 e em 2007 a inflação medida pelo IPCA não ultrapasse 4,5% ao ano. Meirelles destacou que a inflação tem sido mais alta para as classes mais favorecidas. Ele lembrou que, enquanto o IPCA (que mede a inflação em 11 regiões metropolitanas para pessoas com renda de 1 a 40 salários mínimos) atingiu 5,7%, o INPC (que só considera pessoas com renda até 8 salários mínimos) ficou em 5,1%.
O presidente do Banco Central explicou que isso se deveu à queda dos preços de alimentos, o que favorece mais às famílias de baixa renda. Ele destacou também o crescimento do saldo da balança comercial - total das exportações menos as importações. Meirelles disse que esse saldo, que era praticamente nulo em 2000, alcançou 44,8 bilhões de dólares (pouco mais de R$ 103 bilhões) no ano passado.
Crédito
Meirelles também ressaltou a ampliação da oferta de crédito no País. Em janeiro de 2003, o volume de dinheiro disponível para empréstimos para pessoas físicas e jurídicas ficava em torno de 23% do PIB. Em dezembro de 2005, essa proporção saltou para cerca de 32% do PIB. O fator mais importante para esse crescimento, segundo o presidente do BC, foi o crescimento do crédito consignado para trabalhadores da ativa e aposentados.
Henrique Meirelles discute a situação econômica do País no plenário 2, em reunião promovida pela Comissão Mista de Orçamento, em conjunto com as comissões de Finanças e Tributação; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara; e com as comissões de Assuntos Econômicos; e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado.
As informações são da Agência Câmara