Metas de inflação estão sob controle, diz Meirelles
O presidente do Banco Central explicou que isso se deveu à queda dos preços de alimentos, o que favorece mais às famílias de baixa renda. Ele destacou também o crescimento do saldo da balança comercial - total das exportações menos as importações. Meirelles disse que esse saldo, que era praticamente nulo em 2000, alcançou 44,8 bilhões de dólares (pouco mais de R$ 103 bilhões) no ano passado.
Crédito
Meirelles também ressaltou a ampliação da oferta de crédito no País. Em janeiro de 2003, o volume de dinheiro disponível para empréstimos para pessoas físicas e jurídicas ficava em torno de 23% do PIB. Em dezembro de 2005, essa proporção saltou para cerca de 32% do PIB. O fator mais importante para esse crescimento, segundo o presidente do BC, foi o crescimento do crédito consignado para trabalhadores da ativa e aposentados.
Henrique Meirelles discute a situação econômica do País no plenário 2, em reunião promovida pela Comissão Mista de Orçamento, em conjunto com as comissões de Finanças e Tributação; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara; e com as comissões de Assuntos Econômicos; e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado.
As informações são da Agência Câmara
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home