.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

quinta-feira, agosto 24, 2006

Pantanal em estado de emergência com 8% de umidade relativa do ar

Desde ontem - confesso que na correria acabei não escrevendo a notícia, mas noticiei na Rádio Independente - as regiões sudoeste de Mato Grosso do Sul e do Pantanal têm oito por cento de umidade relativa do ar. Isso mesmo: 8%, com 34 graus Celsius de temperatura na sombra.
Essa baixa umidade relativa do ar foi sentida novamente na manhã de hoje. Depois, subiu para 19%.
O ponto de orvalho está em 7 graus Celsius e o vento sopra no sentido Leste, com 34 km/h. A visibilidade é de 10 quilômetros e o índice UV (Raios ultra-violeta) é oito, considerado alto. A pressão atmosférica é de 1018 mb (milibares).
Esses números - 8% de umidade relativa do ar e calor forte - são idênticos àqueles observados em desertos, causando estado de emergência.
Leia mais abaixo:

UMIDADE RELATIVA DO AR
Significa, em termos simplificados, quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momento com relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada. A umidade aumenta sempre que chove devido à evaporação que ocorre posteriormente. Em áreas florestadas ou próximo aos rios ou represas a umidade é sempre maior.

PROBLEMAS DECORRENTES DA BAIXA UMIDADE RELATIVA DO AR
Complicações respiratórias devido ao ressecamento de mucosas. Sangramento pelo nariz. Ressecamento da pele. Irritação dos olhos. Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos. Aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

CUIDADOS A SEREM TOMADOS
Entre 20 e 30% - Estado de atenção
Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas. Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc. Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.
Entre 12 e 20% - Estado de Alerta
Observar as recomendações do estado de atenção. Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas. Evitar aglomerações em ambientes fechados. Usar soro fisiológico para olhos e narinas.
Abaixo de 12% - Estado de emergência
Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta
Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc. Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc entre 10 e 16 horas.
Manter umidificados os ambientes internos, principalmente quartos de crianças, hospitais etc.
Fonte: Etec