Vereador Gugu leva deputado Rigo às aldeias
A partir da esquerda: Editora do jornal "Notícias do Estado", Daniele dos Santos; vereador Gugu, candidato ao Senado João Leite Shimidt, deputado estadual e candidato a reeleição Ary Rigo e sua mulher
Visitei ontem (3) as aldeias indígenas da região de Taunay. O convite foi feito pelo vereador de Aquidauana Gustavo (Gugu) dos Santos (PT).
As comunidades ficam a 70 quilômetros a oeste de Aquidauana. O acesso é pela BR-262, antes da cidade de Miranda.
A partir da esquerda: Deputado estadual Ary Rigo (PDT), candidato ao Senado João Leite Shimidt (PDT) e este blogueiro Armando Anache
O vereador Gugu - que apóia a reeleição do deputado estadual Ary Rigo (PDT) e do deputado federal Vander Loubet (PT), com Delcídio do Amaral para governador -, ao lado da sua mulher Daniele, promoveu uma reunião numa casa cedida por um dos moradores da aldeia. Nela, estiveram os candidatos a deputado estadual [reeleição] Ary Rigo e ao Senado, João Leite Shimidt; ambos do PDT (Partido Democrático Trabalhista).
Foi muito bom rever e conversar com esses dois políticos de Mato Grosso do Sul. Rigo foi vice-governador e Chefe da Casa Civil do governo de Pedro Pedrossian, no período de 1991-1994.
Naquele período, o meu pai, Armando Anache, era deputado estadual pela terceira vez consecutiva. Era do mesmo grupo político de Rigo e Shimidt.
Falando às mais de 500 pessoas presentes à reunião, o deputado estadual Ary Rigo fez questão de ressaltar que era a primeira vez que fazia contato com moradores daquelas aldeias, em Aquidauana. "Desenvolvo trabalhos em outras aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul, onde tenho grandes amigos e eleitores; a partir de hoje, por intermédio deste contato promovido pelo meu grande amigo, o vereador Gugu, estarei sempre presente aqui e, na Assembléia, darei encaminhamento aos pedidos das comunidades a partir do ano que vem, pois convém lembrar que, pela Lei Eleitoral, não é permitido oferecer algo em troca do voto", disse o deputado estadual e candidato a reeleição Ary Rigo.
João Leite Schimidt é considerado uma das mais brilhantes figuras da política de Mato Grosso do Sul. Muito inteligente e grande articulador político, é um dos mais respeitados homens públicos deste Estado. Ao revê-lo, lembrei dos tempos da política em Corumbá, na fronteira com a política, quando ele dizia em conversas na casa do meu pai: "Armandinho, o problema da nossa querida Cidade Branca é essa 'política de cozinha', com muitos ciúmes entre pessoas do mesmo grupo." Rimos muito e ele me disse, depois que perguntei como estava a sua campanha ao Senado, que "o importante numa campanha não é ganhar, mas participar ativamente dela."
No seu discurso, o ex-deputado estadual, federal e conselheiro aposentado do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul afirmou que "esta campanha não está ganha por nenhum dos candidatos, pois os eleitores só irão se manifestar no dia 1.º de outubro, no momento em que votarem nas urnas eletrônicas."
Conversar com o conselheiro Shimidt é sempre um privilégio. Uma verdadeira aula de ciência política dada por quem já exerceu cargos eletivos, é presidente do PDT em Mato Grosso do Sul e ainda participa ativamente nesta campanha. Conhece, portanto, não apenas a teoria. Viveu e vive o dia-a-dia da política.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home