.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Lula sanciona lei proposta por Delcídio

O Diário Oficial da União publica hoje a Lei Federal nº 11.373, que institui o 29 de outubro como Dia Nacional de Combate a Psoríase. A Lei foi criada a partir de um projeto apresentado no Congresso pelo senador Delcídio do Amaral (PT/MS).
"Em 2005, eu fui procurado em meu gabinete, em Brasília, pela direção da Associação Brasileira de Combate a Psoríase, que me pediu para propor uma Lei que despertasse a atenção das autoridades de saúde e de toda a população para a doença que atinge hoje cerca de 5 milhões de brasileiros e causa muitos transtornos para quem sofre com ela. Optamos, então, por apresentar o projeto do Dia Nacional de Combate a Psoríase, para que, anualmente, se faça uma mobilização nacional em torno do assunto. Estou muito contente que o Câmara e o Senado tenham aprovado minha proposta e que o presidente Lula a tenha acolhido de imediato, transformando-a em realidade", comemorou Delcídio.
Embora pouco conhecida, a psoríase é uma doença bastante comum em todo o mundo.Ela afeta de 1 a 3% da população e se manifesta em homens e mulheres de todas as idades, inclusive crianças. Ela acontece devido a um erro na programação genética e nasce com a pessoa, podendo se manifestar em qualquer fase da vida.
Uma das características da psoríase é sua hereditariedade. Assim, existem famílias em que a doença é muito comum entre irmãos, primos, pais e filhos. Embora hereditária e crônica – ainda não se descobriu a cura - ela não é contagiosa. A doença causa o aparecimento de lesões vermelhas e descamativas, geralmente arredondadas ou ovais. As escamas são secas, esbranquiçadas, podendo variar desde pequenas e finas até espessas e grandes. Elas podem provocar coceira ou mesmo sensação de dor e incômodo nas regiões afetadas. A psoríase é freqüente nas regiões do corpo submetidas a traumatismos repetidos, como joelho, cotovelo ou nádegas. Unhas e couro cabeludo também podem ser afetados. Raramente acomete as articulações do corpo (juntas). O tratamento diminui as lesões nos momentos de piora e mantêm o paciente o máximo de tempo possível sem lesões na pele . A remissão da doença pode durar dias, meses, anos ou mesmo toda a vida.

Delcídio diz que o Dia Nacional de Combate a Psoríase vai ajudar os portadores da doença a vencer o preconceito

"Muitas pessoas não usam roupas curtas, não praticam esportes e não vão à praia ou a piscina com medo de expor o corpo. Eles sofrem bastante com isso. E o pior é que, quando a psoríase ataca, o paciente fica depressivo e a doença se agrava ainda mais. Eu espero que a realização de campanhas de esclarecimentos no Dia de Combate a Psoríase faça com que se rompa essas barreiras e ajude a minorar o sofrimento dos portadores", disse Delcídio.

O senador revelou que agora começa uma outra batalha em favor dos portadores da psoríase.
"Vamos lutar junto ao governo para que o Ministério da Saúde crie um programa de distribuição gratuita de medicamentos , semelhante ao que beneficia os portadores do vírus HIV. Os remédios mais modernos são produzidos por laboratórios europeus e estão inacessíveis a maior parte do povo brasileiro", afirma o senador.