Lula sanciona lei proposta por Delcídio
O Diário Oficial da União publica hoje a Lei Federal nº 11.373, que institui o 29 de outubro como Dia Nacional de Combate a Psoríase. A Lei foi criada a partir de um projeto apresentado no Congresso pelo senador Delcídio do Amaral (PT/MS).
"Em 2005, eu fui procurado em meu gabinete, em Brasília, pela direção da Associação Brasileira de Combate a Psoríase, que me pediu para propor uma Lei que despertasse a atenção das autoridades de saúde e de toda a população para a doença que atinge hoje cerca de 5 milhões de brasileiros e causa muitos transtornos para quem sofre com ela. Optamos, então, por apresentar o projeto do Dia Nacional de Combate a Psoríase, para que, anualmente, se faça uma mobilização nacional em torno do assunto. Estou muito contente que o Câmara e o Senado tenham aprovado minha proposta e que o presidente Lula a tenha acolhido de imediato, transformando-a em realidade", comemorou Delcídio.
Embora pouco conhecida, a psoríase é uma doença bastante comum em todo o mundo.Ela afeta de
Uma das características da psoríase é sua hereditariedade. Assim, existem famílias em que a doença é muito comum entre irmãos, primos, pais e filhos. Embora hereditária e crônica – ainda não se descobriu a cura - ela não é contagiosa. A doença causa o aparecimento de lesões vermelhas e descamativas, geralmente arredondadas ou ovais. As escamas são secas, esbranquiçadas, podendo variar desde pequenas e finas até espessas e grandes. Elas podem provocar coceira ou mesmo sensação de dor e incômodo nas regiões afetadas. A psoríase é freqüente nas regiões do corpo submetidas a traumatismos repetidos, como joelho, cotovelo ou nádegas. Unhas e couro cabeludo também podem ser afetados. Raramente acomete as articulações do corpo (juntas). O tratamento diminui as lesões nos momentos de piora e mantêm o paciente o máximo de tempo possível sem lesões na pele . A remissão da doença pode durar dias, meses, anos ou mesmo toda a vida.
Delcídio diz que o Dia Nacional de Combate a Psoríase vai ajudar os portadores da doença a vencer o preconceito
O senador revelou que agora começa uma outra batalha em favor dos portadores da psoríase.
"Vamos lutar junto ao governo para que o Ministério da Saúde crie um programa de distribuição gratuita de medicamentos , semelhante ao que beneficia os portadores do vírus HIV. Os remédios mais modernos são produzidos por laboratórios europeus e estão inacessíveis a maior parte do povo brasileiro", afirma o senador.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home