.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

terça-feira, dezembro 12, 2006

MS: Governo faz balanço de casos de raiva bovina

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) faz balanço do número de casos de raiva em Mato Grosso do Sul. Durante todo o ano de 2005 foram diagnosticados 67 casos de raiva bovina transmitida pelos morcegos hematófagos. Já em 2006 o número de casos de raiva diagnosticado é de 43.
Segundo dados do Programa de Controle de Raiva do órgão, em 2005 o município que mais apresentou números de casos de raiva bovina foi Costa Rica (Norte do Estado) com 20 casos diagnosticados como positivo, e este ano Costa Rica também teve o maior número de casos de raiva bovina, totalizando 13. Isso se deve ao grande número de cavernas que existem no município.
Sintomas da raiva - Andar cambaleante, salivação, olhos estatelados, o boi se afasta do rebanho, cai e não consegue mais levantar morrendo em no máximo cinco dias. O principal transmissor da raiva para os bovídeos são os morcegos hematófagos – aqueles que se alimentam de sangue. A raiva também é transmitida ao homem pelo animal, e por isso qualquer suspeita de infecção humana deve-se procurar um posto de saúde. A raiva é uma doença mortal.
Segundo Ademar Mori, coordenador do Programa de Raiva do Iagro, “o último caso de raiva detectado em Campo Grande foi em 1996, e só agora é que a doença voltou a aparecer na Capital”.
“O trabalho que está sendo feito pelos nossos veterinários é de muita competência. Estamos alertando aos produtores e orientando que vacinem seu gado contra a raiva, já que a vacinação só é obrigatória para os 14 municípios das regiões do Pantanal e Peripantanal”, finalizou João Cavalléro, diretor-presidente do Iagro.
Procedimentos - Os procedimentos adotados devem ser a vacinação dos animais e reforço em 30 dias em todas as propriedades, e a comunicação é obrigatória ao Iagro quando houver suspeita de animal doente na propriedade. Mais informações pelo telefone 0800-679120. A ligação é gratuita.
Fonte: Iagro-MS