Governo busca integração em ações de combate à dengue
O incremento em ações para diminuição no número de casos de dengue em Mato Grosso do Sul reuniu nesta quarta-feira, na Capital, a secretária Estadual de Saúde, Beatriz Dobashi, técnicos da secretaria e o coordenador do Programa Nacional de Combate à Dengue, Giovanini Coelho. Em duas reuniões e visitas a projetos de combate à dengue na Capital, o grupo discutiu as medidas adotadas no Estado para conter o avanço da doença em 36 municípios.
De acordo com o coordenador do Programa Nacional de Combate à Dengue, Giovanini Coelho, a cooperação entre as secretarias municipais, a estadual e Ministério da Saúde garante mais agilidade nas ações que visam diminuir a incidência da doença nas cidades.
“Mato Grosso do Sul vem agindo rápido para diminuir o número de casos. O gerenciamento estratégico de recursos possibilita ações eficazes de combate à dengue. Nosso papel é garantir a integração entre os poderes públicos, o desenvolvimento de novas ações e o aumento no suporte aos municípios atingidos”, afirmou.
Dos 36 municípios que já recebem suporte e atuam no combate à dengue, Campo Grande, Aquidauana, Anastácio, Três Lagoas e Coxim deverão receber atenção especial em razão do rápido aumento no número de casos confirmados.
Para eles, serão enviados mais lotes de veneno utilizado em ações de borrifação para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. Também serão encaminhados materiais de diagnóstico para dengue hemorrágica. Além do envio de recursos, os municípios receberão apoio logístico e técnico.
“Não é uma questão exclusivamente financeira. Dinheiro não é o problema em relação ao combate à dengue em Mato Grosso do Sul. O Estado possui recursos materiais e humanos para garantir a diminuição do número de casos. É importante que a cooperação seja a base das ações. Para isso estamos reunidos. Para discutir os melhores meios de combate e agilizar o processo”, garantiu o Coordenador Estadual de Vetores, Aldecir Dutra.
Hoje, o coordenador do Programa Nacional de Combate à Dengue, Giovanini Coelho, a secretária Beatriz Dobashi e técnicos da secretaria seguem para Aquidauana, onde se reúnem com coordenadores municipais que atuam no combate à dengue e vistoriam o emprego de ações localizadas.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home