1991: Papa João Paulo II visita Mato Grosso do Sul
Em 17 de outubro de 1991, o papa João Paulo II visitou Mato Grosso do Sul.
Em Campo Grande, celebrou uma Missa Campal que reuniu milhares de pessoas.
Papa João Paulo II abençoa os fiéis, no palco armado em Campo Grande, próximo ao Aeroporto Internacional, onde celebrou Missa Campal
Depois, rezou no interior da igreja de Santo Antonio, no Centro.
Naquele ano, recém chegado de Recife, onde trabalhei como coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio, montei com a equipe da CPN (Central Pantaneira de Notícias) o esquema de cobertura da visita do papa polonês.
Armando Anache/Arquivo CPN/1991
Papa João Paulo II chega, no "papamóvel", à igreja de Santo Antonio, no Centro de Campo Grande
Fizemos, com a CPN - em cadeia com as rádios Independente de Aquidauana e Clube de Corumbá -, todas as transmissões ao vivo, direto de Campo Grande.
Usamos LPs (Linhas de Programação), instaladas pela Telems, a empresa estatal de telefonia de Mato Grosso do Sul. Num ano em que a internet e o telefone celular ainda não existiam - e o transceptor em VHF do carro de reportagem, o "Vermelhinho", não falava de Campo Grande para Aquidauana (135 km a oeste) ou Corumbá (424 km a oeste, na fronteira com a Bolívia) -, fizemos todo o trabalho de cobertura com telefones fixos e utilizando as LPs, instaladas no local da Missa Campal e na igreja de Santo Antonio, no Centro.
Jornalistas Gomes da Costa e Armando Anache (com o microfone na mão) transmitem ao vivo, enquanto o papa João Paulo II deixa a igreja de Santo Antonio
Com as tradicionais maletas de transmissão, microfones e cabos - muitos cabos! -, levamos aos milhares de ouvintes de toda a região os detalhes e as emoções das missas celebradas pelo papa João Paulo II.
Jornalistas Gomes da Costa e Armando Anache (com o microfone na mão) transmitem ao vivo, enquanto o papa João Paulo II - de branco, no centro, ao fundo - deixa a igreja de Santo Antonio
Por meio das ondas das duas mais potentes emissoras de rádio da região - a Clube com 5kW e a Independente com 10kW -, a população, situada numa extensão de 450 quilômetros, ou mais - desde Campo Grande até Corumbá, no extremo oeste do estado, pôde acompanhar tudo o que se passava na Capital.
Em 2007, creio que vale a pena recordar aqueles bons momentos que só o Rádio pode proporcionar, com a sua instantaneidade e rapidez.
Comentário do blog: As fotos que publiquei acima também estão no UOL Fotoblog. Para ver, clique AQUI
Marcadores: Outubro de 1991, Papa em Mato Grosso do Sul, Papa João Paulo II
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home