Blog do Moreno : A permanência do Gushiken
O blog publica o comentário do excelente jornalista cuiabano Jorge Bastos Moreno, colunista do jornal O Globo e leitura obrigatória deste repórter.
Direto de Brasília, e com as fontes que só ele, Moreno, tem, leia abaixo detalhes interessantes sobre o pedido de demissão do ministro Gushiken :
Enviado por Jorge Bastos Moreno - 8/7/2005 - 17:40
A PERMANÊNCIA DO GUSHIKEN
Em primeiro lugar, com todo o respeito, sr. Presidente : ninguém inventou boatos sobre a saída de Gushiken. E o senhor sabe disso. Gushiken já tinha decidido sair. Ele não é de ficar enrolado. Sua cultura oriental não permite. Gushiken não gosta de falar nisso, mas a sua religião não permite apegos à política. Ele seguiu sua seita e teve a solidariedade da família. É pretensão minha dirigir-me ao presidente. Ele não me lê. Mas seu porta-voz e secretário de imprensa, o correto e competente André Singer, é leitor, para minha honra, deste blog. Meu caro André, você sabe que não foi boato. Você sabe que o "China" foi muito incisivo e claro. ELE PEDIU DEMISSÃO. Além de você, André, sabem -- e muito bem disso -- os petistas Jorge Vianna, o próprio Gilberto Carvalho, Antônio Palocci, Tarso Genro e outros. Então, o presidente foi injusto com a mídia: quem "inventou" que o Gushiken pediu demissão foi o próprio Gushiken. E não pegou bem o o presidente dizer " o Gushiken só sai se quiser". O Gushiken quis sair e só não saiu porque o presidente Lula pediu. Isso é normal na política, principalmente em governos. Não diminuiria em nada o presidente ter contado a verdade, ou seja, dizer que o Gushiken estava determinado a sair e só não saiu porque ele, o presidente, fez um apelo. A decisão de Gushiken de colocar o apelo do presidente acima de suas mágoas pessoais foi um gesto de grandeza, de altivez. No momento em que tanta gente se agarra aos cargos como ostra no rochedo, teria sido muito bom que, com transparência, já que quis tocar no assunto publicamente, o presidente Lula tivesse dito a verdade. Mostraria não só a grandeza de Gushiken, mas a dele também. O presidente Lula deixou mal o ministro Gushiken, colocando ele no mesmo patamar dos que lutam para permanecer no governo a qualquer preço. Ainda bem ( olhem a módestia ) que existe este blog aqui para repor as coisas nos seus devidos lugares. A Gushiken, o que é de Gushiken: o China chutou mesmo o balde e mostrou grandeza.
Comentário deste modesto blog, feito por um simples repórter corumbaense da fronteira e que tem a honra de ser "adotado" por Ladário, Miranda, Anastácio, Aquidauana, Campo Grande, Campinas, Rio e Recife (chique, não é mesmo ?) : o Moreno é "porreta de bom", não é mesmo ? Perceberam o recado nas entrelinhas ? Ah, essas fontes de Brasília !
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home