.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

sexta-feira, julho 08, 2005

Blog do Moreno : A permanência do Gushiken


O blog publica o comentário do excelente jornalista cuiabano Jorge Bastos Moreno, colunista do jornal O Globo e leitura obrigatória deste repórter.
Direto de Brasília, e com as fontes que só ele, Moreno, tem, leia abaixo detalhes interessantes sobre o pedido de demissão do ministro Gushiken :

Enviado por Jorge Bastos Moreno - 8/7/2005 - 17:40
A PERMANÊNCIA DO GUSHIKEN
Em primeiro lugar, com todo o respeito, sr. Presidente : ninguém inventou boatos sobre a saída de Gushiken. E o senhor sabe disso. Gushiken já tinha decidido sair. Ele não é de ficar enrolado. Sua cultura oriental não permite. Gushiken não gosta de falar nisso, mas a sua religião não permite apegos à política. Ele seguiu sua seita e teve a solidariedade da família. É pretensão minha dirigir-me ao presidente. Ele não me lê. Mas seu porta-voz e secretário de imprensa, o correto e competente André Singer, é leitor, para minha honra, deste blog. Meu caro André, você sabe que não foi boato. Você sabe que o "China" foi muito incisivo e claro. ELE PEDIU DEMISSÃO. Além de você, André, sabem -- e muito bem disso -- os petistas Jorge Vianna, o próprio Gilberto Carvalho, Antônio Palocci, Tarso Genro e outros. Então, o presidente foi injusto com a mídia: quem "inventou" que o Gushiken pediu demissão foi o próprio Gushiken. E não pegou bem o o presidente dizer " o Gushiken só sai se quiser". O Gushiken quis sair e só não saiu porque o presidente Lula pediu. Isso é normal na política, principalmente em governos. Não diminuiria em nada o presidente ter contado a verdade, ou seja, dizer que o Gushiken estava determinado a sair e só não saiu porque ele, o presidente, fez um apelo. A decisão de Gushiken de colocar o apelo do presidente acima de suas mágoas pessoais foi um gesto de grandeza, de altivez. No momento em que tanta gente se agarra aos cargos como ostra no rochedo, teria sido muito bom que, com transparência, já que quis tocar no assunto publicamente, o presidente Lula tivesse dito a verdade. Mostraria não só a grandeza de Gushiken, mas a dele também. O presidente Lula deixou mal o ministro Gushiken, colocando ele no mesmo patamar dos que lutam para permanecer no governo a qualquer preço. Ainda bem ( olhem a módestia ) que existe este blog aqui para repor as coisas nos seus devidos lugares. A Gushiken, o que é de Gushiken: o China chutou mesmo o balde e mostrou grandeza.

Comentário deste modesto blog, feito por um simples repórter corumbaense da fronteira e que tem a honra de ser "adotado" por Ladário, Miranda, Anastácio, Aquidauana, Campo Grande, Campinas, Rio e Recife (chique, não é mesmo ?) : o Moreno é "porreta de bom", não é mesmo ? Perceberam o recado nas entrelinhas ? Ah, essas fontes de Brasília !