Jornal do Brasil: Planalto pára à espera de Dirceu
Planalto pára à espera de Dirceu
Expectativa em torno do depoimento do ex-ministro no Conselho de Ética paralisa as atividades do governo e do Congresso
Paulo de Tarso Lyra e Renata Moura
BRASÍLIA - Governo e oposição aguardam com ansiedade o depoimento do deputado José Dirceu (PT-SP), ex-ministro da Casa Civil, no Conselho de Ética da Câmara, marcado para amanhã à tarde. A expectativa em torno das revelações que o ex-homem forte de Lula poderia fazer paralisa as atividades do governo e do Congresso. No Planalto, reuniões e entrevistas foram adiadas para depois do depoimento. No Parlamento, nenhuma votação ou discussão, além da CPI.
É consenso que, ao apresentar sua defesa diante dos integrantes do Conselho, não será o parlamentar José Dirceu o julgado, mas o ex-chefe da Casa Civil, considerado o principal ministro do Executivo nos 30 meses em que compôs a administração de Luiz Inácio Lula da Silva.
Esta será a primeira vez em que o ex-todo poderoso ministro vai dar explicações publicamente sobre as acusações de comandar o esquema de corrupção envolvendo os recursos de Marcos Valério Fernandes de Souza. O Planalto tenta se fazer de desentendido, alegando que não há nada na crise suficiente o bastante para abalar o presidente Lula. Mas ninguém descarta as incertezas sobre o que virá no discurso de Dirceu.
- Até onde sabemos, ele está tranqüilo. Mas tudo pode acontecer, o governo estará preparado. Não há medo, mas também não há uma sensação de conforto - confirmou um assessor palaciano.
Dirceu se fechou nos últimos dias para conversar com advogados e assessores mais próximos. Passou o fim de semana em Cruzeiro do Oeste, no Paraná, mesma cidade onde viveu como clandestino durante uma década, antes de ser absolvido pela anistia política.
Para ler a notícia completa, clique AQUI
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home