.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

terça-feira, julho 12, 2005

O blog errou : "Joãozinho" é com "Z"

O blog corrige um erro cometido no artigo escrito ontem (11).
Nem a emoção que senti, voltando ao ano de 1975, pode justificar o fato de ter escrito "Joãozinho", de "JGB" (Joãozinho Gente Boa), com a letra "s".
Na foto publicada aqui, "JGB" é o primeiro à direita, com o gravador cassete "portátil" dos anos 1970. Ao seu lado - também entrevistando o ministro Cesar Cals - está o grande "De La Cuesta", nosso querido e competente Arnaldo Gomes da Costa, então na TV Cidade Branca e presença constante nas edições do "Jornal Nacional", da Rede Globo de Televisão.
Depois eu escrevo sobre as recepções que fiz ao Gomes, no Rio de Janeiro, no início dos anos 1980, quando ele participava de "workshops" com as equipes da TV Globo.
Mas vou tentar explicar o inexplicável (parece até o Marcos Valério na CPMI dos Correios!) : no Rio de Janeiro o grande carnavalesco "Joãosinho Trinta" tem o apelido escrito com "s", nos principais jornais.
A pergunta é : será que aconteceu com o talentoso carnavalesco aquele famoso erro registrado em muitos cartórios, no momento de escrever o nome da criança ?
Pode ser. Mas não justifica o erro deste repórter. Os dicionários registram "São-joãozinho" e, ainda, "zinho", como diminutivo.
Ainda bem que escrevi que, a cada dia, quero aprender um pouquinho mais.
Tenho dito.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Armandinho, tudo beleza? me diz aí que é o cara que segura o gravador? Que foto histórica, einhh? Tem mais desta na gaveta? mostra para nós. Eu tinha umas fotos legais, mas acabei perdendo, pessoas como Rachid, Fragelli, Garcia Neto, Pedrossian, Levy Dias e muitos outros (uma pena). Meses atrás eu perguntei para o Wadin (fotógrafo em Miranda) se ele havia guardado uma cópia, e disse que também perdeu (mas foi por outros motivos). Um abraço (sergiomaidana@ig.com.br)

terça-feira, julho 12, 2005 3:29:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Completando: sei que a foto é do Joãozinho, mas quero saber de onde veio este cara, e para onde foi. E acho que não tem mais de 1,60m - parece anão.

terça-feira, julho 12, 2005 3:37:00 PM  

Postar um comentário

<< Home