O blog errou : "Joãozinho" é com "Z"
Nem a emoção que senti, voltando ao ano de 1975, pode justificar o fato de ter escrito "Joãozinho", de "JGB" (Joãozinho Gente Boa), com a letra "s".
Na foto publicada aqui, "JGB" é o primeiro à direita, com o gravador cassete "portátil" dos anos 1970. Ao seu lado - também entrevistando o ministro Cesar Cals - está o grande "De La Cuesta", nosso querido e competente Arnaldo Gomes da Costa, então na TV Cidade Branca e presença constante nas edições do "Jornal Nacional", da Rede Globo de Televisão.
Depois eu escrevo sobre as recepções que fiz ao Gomes, no Rio de Janeiro, no início dos anos 1980, quando ele participava de "workshops" com as equipes da TV Globo.
Mas vou tentar explicar o inexplicável (parece até o Marcos Valério na CPMI dos Correios!) : no Rio de Janeiro o grande carnavalesco "Joãosinho Trinta" tem o apelido escrito com "s", nos principais jornais.
A pergunta é : será que aconteceu com o talentoso carnavalesco aquele famoso erro registrado em muitos cartórios, no momento de escrever o nome da criança ?
Pode ser. Mas não justifica o erro deste repórter. Os dicionários registram "São-joãozinho" e, ainda, "zinho", como diminutivo.
Ainda bem que escrevi que, a cada dia, quero aprender um pouquinho mais.
Tenho dito.
2 Comments:
Armandinho, tudo beleza? me diz aí que é o cara que segura o gravador? Que foto histórica, einhh? Tem mais desta na gaveta? mostra para nós. Eu tinha umas fotos legais, mas acabei perdendo, pessoas como Rachid, Fragelli, Garcia Neto, Pedrossian, Levy Dias e muitos outros (uma pena). Meses atrás eu perguntei para o Wadin (fotógrafo em Miranda) se ele havia guardado uma cópia, e disse que também perdeu (mas foi por outros motivos). Um abraço (sergiomaidana@ig.com.br)
Completando: sei que a foto é do Joãozinho, mas quero saber de onde veio este cara, e para onde foi. E acho que não tem mais de 1,60m - parece anão.
Postar um comentário
<< Home